AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA DEFENDE O USO DA MEDICINA NUCLEAR PARA COMBATER O CÂNCER DURANTE A PANDEMIA

qaqaaqaqaNo meio de uma grave crise com o Irã enriquecendo o urânio com vistas a usa-lo militarmente, o Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica,( AIEA), Rafael Grossi, falou que o apoio contínuo aos países em desenvolvimento é essencial para garantir o tratamento adequado do câncer durante a pandemia de COVID-19. Ele falou em um painel de debates realizado para marcar o Dia Mundial do Câncer. Os participantes pediram mais ações urgentes para abordar a grande lacuna no diagnóstico e no acesso à terapia entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. A maioria dos novos casos de câncer atualmente ocorre em países de baixa e média renda, e a COVID-19 tem pressionado ainda mais as capacidades da infraestrutura de saúde. O fortalecimento desses sistemas de saúde é fundamental na luta global contra o câncer e o COVID-19.

“Este evento é uma oportunidade para sermos lembrados de onde estamos em nossos esforços contínuos. Não podemos parar um único minuto na luta contra o câncer”, disse Grossi em seu discurso de abertura. Falando da sede da AIEA, em Viena, para uma audiência global online, ele observou que o COVID-19 está ampliando os serviços médicos nacionais, interrompendo cadeias de suprimentos e colocando inúmeras outras barreiras para pacientes com câncer que buscam atendimento urgente de que precisam. Ele destacou que uma pesquisa recente da agência descobriu que em março/abril de 2020 os procedimentos de diagnóstico haviam caído em média em mais da metade nos 72 países pesquisados.

A AIEA apoia governos nacionais no uso de ciência e tecnologia nuclear para melhor diagnosticar, tratar e gerenciar o câncer. Também ajuda os países naswswswwsws aquisição de equipamentos, treinamento de profissionais médicos e obtenção de recursos de doadores. Disse que a pandemia não o impediu de fornecer apoio nessas áreas e está cooperando com a Organização Mundial da Saúde para fornecer assistência em todo o mundo. May Abdel-Wahab (foto à direita), diretor da Divisão de Saúde Humana da agência, destacou a importância da radioterapia no gerenciamento moderno de pacientes com câncer e compartilhou como a AIEA está promovendo e desenvolvendo a radioterapia nos Estados-Membros à luz da pandemia: “Temos  apoiado profissionais médicos que trabalham em radiologia oncológica, medicina nuclear e práticas de radiologia por meio de documentos de orientação, webinars e publicações para garantir a continuidade desses serviços essenciais”, disse ela.

swswswssLisa Stevens (foto à esquerda), diretora do Programa de Ação para a Terapia do Câncer da AIEA, acrescentou que: “Apesar da pandemia, pudemos apoiar três Estados Membros na revisão de suas atividades de controle do câncer e 13 Estados Membros mantiveram reuniões com organizações internacionais especialistas para revisar o progresso e as necessidades contínuas identificadas nas revisões anteriores do imPACT. Também pudemos continuar a mobilizar recursos financeiros para apoiar as atividades relacionadas ao câncer”.

A agência  planeja realizar sua Conferência Internacional sobre Avanços em Oncologia de Radiação (ICARO-3)  em 16-19 deste mês. O evento irá revisar as melhores práticas em radioterapia e discutir o futuro potencial da tecnologia, física médica e inovações moleculares / biológicas usando os avanços mais avançados da ciência e aplicações nucleares e derivadas do núcleo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of