TAG COMEÇA MAPEAMENTO DE INTERESSADOS EM TRANSPORTE DE GÁS PARA EXPANDIR SUA MALHA

Ovidio QuintanaA Transportadora Associada de Gás (TAG) começou nesta semana a fase de mapeamento de demandas do mercado por serviços de transporte de gás natural. A ideia da empresa é identificar empresas ou consórcios que estejam interessados em capacidade adicional, de forma a ampliar a sua malha de transporte de gás.

Esse mapeamento de mercado é uma etapa preparatória para a primeira chamada pública incremental da companhia, que visa suprir as demandas de transporte de gás natural atualmente não atendidas pela capacidade disponível na infraestrutura existente. Nesta etapa, poderão participar produtores, importadores, consumidores livres e distribuidoras de gás.

Essa iniciativa é um marco importante para permitir a entrada de novos agentes no setor, diversificar as fontes de suprimento e, em especial, fornecer os mecanismos adequados para viabilizar frentes importantes de negócios. Com a inclusão de um novo ponto de entrega ou de recebimento, por exemplo, há um aumento da capacidade do sistema de transporte de gás natural, gerando investimentos com efeitos multiplicadores para toda a economia“, disse o diretor comercial e regulatório da TAG, Ovidio Quintana.

Os interessados nos serviços de transporte da TAG poderão manifestar seu desejo de contratar capacidade na malha até o dia 10 de março. O formulário de mapeamento de demanda da TAG está disponível em seu site. Com essas informações não-vinculantes em mãos, a TAG irá estudar a ampliação ou construção de novos pontos de entrada ou saída no atual Sistema de Transporte.

A chamada pública incremental será supervisionada pela ANP e realizada indiretamente pela TAG. A empresa possui hoje uma rede de gasodutos com aproximadamente 4.500 km. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os outros 800 km estão na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of