AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA APONTA PARA AS METAS CLIMÁTICAS COMO O MAIOR DESAFIO QUE A HUMANIDADE JÁ ENFRENTOU

faithA Agência Internacional de Energia (AIE) lançou um relatório de referência e disse que o mundo tem um caminho viável para construir um setor de energia global com emissões líquidas zero em 2050, mas é estreito e requer uma transformação sem precedentes de como a energia é produzida, transportada e usada globalmente. As promessas climáticas dos governos até o momento – mesmo se totalmente cumpridas – ficariam bem aquém do que é necessário para trazer as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia para zero até 2050 e dar ao mundo uma chance igual de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ° C, de acordo com o novo relatório. O relatório é o primeiro estudo abrangente do mundo sobre como fazer a transição para um sistema de energia zero líquido até 2050, fornecendo acesso universal à energia e permitindo um crescimento econômico robusto. Ele estabelece um caminho economicamente produtivo, resultando em uma economia de energia limpa, dinâmica e resiliente dominada por fontes renováveis como a solar e eólica em vez de combustíveis fósseis. Ele também examina as principais incertezas, como os papéis da bioenergia, captura de carbono e mudanças comportamentais para chegar a zero líquido.

usinas nucleares: enegia estratégica

Usinas nucleares: energia estratégica

Para Fatih Birol, Diretor da AIE o roteiro mostra as ações prioritárias que são necessárias hoje para garantir que a oportunidade de emissões líquidas zero até 2050 – limitada, mas ainda alcançável – não seja perdida. “A escala e a velocidade dos esforços exigidos por este objetivo crítico e formidável. É a nossa melhor chance de enfrentar as mudanças climáticas e limitar o aquecimento global a 1,5 ° C.  Este talvez seja o maior desafio que a humanidade já enfrentou.   O caminho da agência para este futuro mais brilhante traz um aumento histórico no investimento em energia limpa que cria milhões de novos empregos e impulsiona o crescimento econômico global. Levar o mundo para esse caminho requer ações políticas fortes e confiáveis dos governos, sustentadas por uma cooperação internacional muito maior”, declarou.

Com base nas ferramentas e experiência incomparáveis de modelagem de energia da I, o Roteiro estabelece mais de 400 marcos para orientar a jornada global AIE para zero líquido até 2050. Isso inclui, a partir de hoje, nenhum investimento em novos projetos de fornecimento de combustível fóssil e nenhum investimento final adicional decisões para novas usinas de carvão não diminuídas. Em 2035, não haverá vendas de novos carros de passageiros com motor de combustão interna e, em 2040, o setor global de eletricidade já terá emissões líquidas zero. No curto prazo, o relatório descreve um caminho líquido inglaterra eolicazero que requer a implantação imediata e massiva de todas as tecnologias de energia limpa e eficiente disponíveis, combinada com um grande impulso global para acelerar a inovação. O caminho prevê adições anuais de energia solar fotovoltaica para chegar a 630 gigawatts até 2030, e de energia eólica para chegar a 390 gigawatts. Juntos, isso é quatro vezes o nível recorde estabelecido em 2020.

O investimento total anual em energia chega a US$ 5 trilhões até 2030 na trajetória de zero líquido, adicionando 0,4 pontos percentuais extras ao ano ao crescimento do PIB global, com base em uma análise conjunta com o Fundo Monetário Internacional.  Em 2050, o mundo da energia parece completamente diferente. A demanda global de energia será cerca dedddd22s2s 8% menor do que a de hoje, mas atenderá  a uma economia duas vezes maior e a uma população com 2 bilhões de habitantes a mais. Quase 90% da geração de eletricidade virá de fontes renováveis, com a energia eólica e solar fotovoltaica.  juntas responderão por quase 70%. A maior parte do restante vem da energia nuclear. Solar é a maior fonte de suprimento total de energia do mundo.

O relatório especial visa informar as negociações de alto nível que ocorrerão na 26ª Conferência das Partes (COP26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Glasgow, em novembro. Foi solicitado como contribuição para as negociações pela Presidência da COP26 do governo do Reino Unido.

t5t5t5t“Congratulo-me com este relatório, que estabelece um roteiro claro para emissões líquidas zero e compartilha muitas das prioridades que definimos como a próxima Presidência da COP – que devemos agir agora para expandir tecnologias limpas em todos os setores e eliminar progressivamente o carvão veículos elétricos e poluentes na próxima década”, disse o presidente designado da COP26, Alok Sharma. “Sinto-me encorajado por enfatizar o grande valor da colaboração internacional, sem a qual a transição para a rede zero global poderia ser atrasada em décadas. Nosso primeiro objetivo para o Reino Unido como presidência da COP26 é colocar o mundo no caminho da redução das emissões, até que atinjam o valor líquido zero em meados deste século”, completou. A participação da OPEP em uma oferta global de petróleo muito reduzida cresce de cerca de 37% nos últimos anos para 52% em 2050, um nível mais alto do que em qualquer momento da história dos mercados de petróleo. O relatório completo está disponível gratuitamente no site da AIE, juntamente com um interativo online que destaca alguns dos principais marcos no caminho que deve ser alcançado nas próximas três décadas para atingir emissões líquidas zero até 2050.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of