AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA APONTA UMA RECUPERAÇÃO FORTE DA DEMANDA POR GÁS JÁ EM 2021

aqaqaA demanda por gás natural deve recuperar-se fortemente em 2021 e continuará crescendo mesmo se os governos não implementarem políticas fortes para levar o mundo a um caminho de emissões líquidas zero até meados do século, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia. A demanda global de gás deve aumentar 3,6% em 2021 antes de diminuir para uma taxa média de crescimento de 1,7% nos três anos seguintes, de acordo com o último relatório trimestral do mercado de gás da AIE, que também fornece uma nova previsão de médio prazo. Em 2024, a demanda está prevista para aumentar 7% em relação aos níveis pré-Covid de 2019. O crescimento da demanda de gás natural em 2021 reflete principalmente a recuperação econômica da crise da Covid-19, mas deve ser impulsionado nos próximos anos em proporções iguais pela atividade econômica e pelo gás substituindo outros combustíveis mais poluentes, como carvão e petróleo em setores como geração de eletricidade, indústria e transporte. Quase metade do aumento da demanda de gás entre 2020 e 2024 vem da região da Ásia-Pacífico.

“A recuperação na demanda de gás mostra que a economia global está sefrfrff recuperando do choque da pandemia e que o gás continua a substituir os combustíveis com maior intensidade de emissões. Mas políticas mais fortes precisam ser implementadas para colocar a demanda global de gás em um caminho alinhado com o alcance de emissões líquidas zero até 2050 e, ao mesmo tempo, promover a prosperidade econômica”, disse o Diretor de Mercados de Energia e Segurança da AIE, Keisuke Sadamori (foto). “Isso inclui medidas para garantir que o gás seja usado de forma mais eficiente. Ao mesmo tempo, a indústria de gás precisa intensificar significativamente os esforços para mudar para gases mais limpos e com baixo teor de carbono – e agir de forma rápida e eficaz para lidar com as emissões desnecessárias de metano”, acrescentou.

O aumento da demanda previsto no relatório pode ser atendido por ativos convencionais que já estavam aprovados ou em desenvolvimento antes da pandemia, principalmente na Rússia e no Oriente Médio. O fornecimento também deve ser complementado por novos investimentos na produção de gás de xisto dos EUA para apoiar a capacidade de exportação de gás natural liquefeito (GNL) que está atualmente em desenvolvimento. O relatório observa a contribuição do GNL para garantir suprimentos flexíveis e seguros, especialmente dos Estados Unidos, que é responsável pela grande maioria da capacidade adicional de GNL a ser comissionada nos próximos três anos. O crescimento robusto da frota de navios de GNL também tornará os suprimentos mais ajustáveis, com as carteiras de pedidos atuais representando um aumento de 25% na contagem de navios nos próximos dois a três anos. A capacidade de armazenamento subterrâneo, outra fonte fundamental de flexibilidade, deve aumentar 7% ao longo do período de previsão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of