AQUISIÇÃO SÍSMICA COM TECNOLOGIA OBN NO PARQUE DAS BALEIAS COMEÇARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS

450x261

Navio de aquisição sísmica da ShearWater Geoservices

Quase tudo pronto para o início de uma nova aquisição sísmica no Parque das Baleias, na Bacia de Campos. A Petrobrás revelou na manhã de hoje (6) que a atividade começará na primeira quinzena deste mês. Os trabalhos serão conduzidos pela empresa ShearWater Geoservices do Brasil. Os novos dados sísmicos 3D obtidos otimizarão a caracterização dos reservatórios da área e dos seus limites.

Esta será a primeira vez que o Parque das Baleias terá aquisição sísmica com a tecnologia Ocean Bottom Nodes (OBN). Esses dispositivos permitem uma melhor coleta de informações das jazidas a partir de sensores depositados no leito oceânico.

O trabalho em Parque das Baleias vai contemplar a aquisição sísmica com área de OBN de 810 km². Os investimentos totais na atividade serão de cerca de US$ 50 milhões. Os objetivos da Petrobrás são melhorar o imageamento 3D da área e obter o futuro monitoramento 4D dos campos do Parque das Baleias.

Esta solução tecnológica é referência para monitoramento de reservatórios do pré-sal e do pós-sal, particularmente em áreas onde há plataformas marítimas em operação que impossibilitam a aquisição com navios sísmicos convencionais (sísmica streamer)”, detalhou a Petrobrás, em comunicado. O Parque das Baleias é composto pelos campos de Jubarte, Cachalote, Pirambu, Baleia Anã, Caxaréu e Mangangá.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of