AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DESENVOLVE VANT PARA MONITORAR RADIAÇÕES NUCLEARES

dronewsUma nova tecnologia com drones, desenvolvida pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para uso pelas autoridades da Prefeitura de Fukushima, no Japão, permite o monitoramento remoto de medições de radiação em áreas onde a contaminação é muito alta para a entrada de pessoas. A agência  disse que a tecnologia agora está disponível para uso prático em situações de rotina ou de emergência. Uma instrumentação e metodologia foi desenvolvida para veículos aéreos não tripulados  equipados com detectores de radiação, câmeras e dispositivos GPS foi testada e validada em condições reais na província de Fukushima, no Japão. Com base nessa experiência, a agência disse que está pronta para a desenvolver e implementar essa tecnologia para mapeamento radiológico após uma emergência nuclear ou radiológica.

A AIEA e a Prefeitura de Fukushima começaram a colaborar no desenvolvimento e aplicação de Vants para monitoramento radiológico em 2012. No quadro do Plano de Ação sobre Segurança Nuclear, foram realizados  dois projetos de cooperação consecutivos de 2012 a 2020. A AIEA forneceu um sistema de instrumentação completo para medições de radiação, bem como análise pós-medição e metodologia de interpretação. Também ofereceu treinamento de pessoal, tanto na Prefeitura de Fukushima quanto em seu Laboratório de Instrumentação e Ciência Nuclear em Seibersdorf, Áustria, sobre como aplicar o Vant  e seu sistema de instrumentação, bem como sobre como usar o software para obter e interpretar dados .

Os dados coletados podem ser usados para avaliar os riscos potenciais de radiação e ajudar a estabelecer planos e estratégias de remediação, descontaminaçãoswswswswssw e gerenciamento de resíduos nucleares no Japão.  Um documento técnico detalhado com os resultados do projeto, incluindo calibração de instrumentação, validação de metodologia, medições de taxa de dose in-situ e mapeamento dos locais de armazenamento temporário de rejeitos radioativos na província de Fukushima ainda se tornará público.

O baixo custo dos drones e o fato de as pessoas evitarem a exposição à radiação ao usá-los são vantagens significativas dessa tecnologia. “Esses novos desenvolvimentos permitirão maior tempo de voo do UAV e determinação das taxas de dose equivalente, e espectros gama em uma única medição. Quando combinado com capacidades de câmera de alta qualidade, o novo sistema permitirá a obtenção de um modelo de fotogrametria aérea 3D completo sobreposto aos mapas radiológicos e identificação de radionuclídeos”, disse o chefe da Seção de Física da AIEA, Danas Ridikas (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of