AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA LEVARÁ UM RELATÓRIO PARA COP-26 COM A NECESSIDADE DE MAIS GERAÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR

grossiA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está levando um caderno especial com um trabalho profundo sobre energia  para a reunião de mudança climática COP26, de 1º a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. Ela irá  defender uma política baseada em evidências para aumentar o investimento em energia nuclear. Ao lançar este relatório, o Diretor-Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, disse ter visto “um reconhecimento claro e crescente de que enfrentamos um conjunto combinado de desafios que exigem que tenhamos todas as opções para enfrentar com êxito. Claramente, a energia nuclear deve ter um assento à mesa sempre que as políticas de energia e clima forem discutidas”. No entanto, ele disse estar preocupado que “a falta de disposição para abraçar a energia nuclear possa levar a quase nenhum crescimento na capacidade até 2050, fazendo-nos ficar muito aquém de fazer o que é necessário para evitar uma catástrofe climática.”

O papel da Nuclear é aceito em nível internacional, reconhecido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e a Agência Internacional de Energia (AIE). A AIEA disse que é um grande caso para projetos nucleares, o setor dobrará de tamanho até 2050. Isso depende tanto de extensões de vida útil de usinas existentes quanto de cerca de 550 GWe de novas construções, que é semelhante ao Roteiro Zero Líquido até 2050 da Agência Internacional de Energia (AIE). Isso teria o nuclear acrescentando cerca de 30 GW de nova capacidade por ano no início de 2030, o que é cinco vezes a taxa atual de crescimento.

“Enquanto nos encaminhamos para a importante Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26) deste ano em Glasgow, églasgow 1 hora de tomar decisões baseadas em evidências e aumentar o investimento em energia nuclear. O custo de não fazer isso é muito alto para suportar,” disse Grossi. O relatório Energia Nuclear para um Mundo Líquido Zero é uma tentativa da AIEA de defender o investimento e a política que permitiria à energia nuclear fazer uma contribuição total para a energia limpa global. É apoiado por declarações nacionais do Canadá, China, Finlândia, França, Japão, Polônia, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

O relatório primeiro destaca a contribuição da energia nuclear até o momento, antes de expandir como a energia nuclear pode substituir os combustíveis fósseis, e em particular o carvão, para geração de energia e aquecimento. Um capítulo enfoca bandeiraa capacidade da energia nuclear de apoiar novas conquistas de energias renováveis de rápido crescimento, como a eólica e a solar, e como elas podem trabalhar juntas para adicionar hidrogênio como combustível líquido limpo.

Por último, o relatório incentiva o investimento público e privado na energia nuclear. A AIEA apela aos formuladores de políticas para impulsionar o investimento público e o apoio ao investimento privado em energia nuclear, incluindo extensões de vida, como parte de e junto com os ‘acordos verdes’ e pacotes de recuperação. Eles precisam adotar estruturas ESG (ambientais, sociais e de governança) objetivas e tecnologicamente neutras para investimentos de baixo carbono e garantir que a política seja coerente – abrangendo estruturas regulatórias, desenho de mercado, planejamento de infraestrutura e incentivos fiscais, como taxonomias – afirma. Grossi afirmou que a energia nuclear tem características ambientalmente neutras. “Esperamos que isso seja levado em consideração. Nesta situação, o que é fundamental é que as posições tomadas são alcançados com base em análises científicas sólidas”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of