AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA PREVÊ O FIM DA ERA DO PETRÓLEO E QUER UM PONTO FINAL NA EXPLORAÇÃO

dededeA Agência Internacional de Energia (AIE) traça o caminho para emissões zero até 2050. Até lá, todo o setor de energia será capaz de ser neutro em carbono. Mas de que forma poderá se atingir um objetivo tão ambicioso? A agência explica isso em um relatório que pede o fim do investimento em novos poços de petróleo até 2035 e que a venda de carros com motores de combustão interna seja proibida neste mesmo ano. Curioso pensar assim agora, porque há poucos anos a própria AIE acendeu um alerta sobre o risco de gargalos no abastecimento de petróleo e gás. Agora, porém, é o combate às mudanças climáticas que dita as regras e por isso a agência pede para focar nas fontes renováveis e concentrar os investimentos nelas.

Segundo a AIE, a queda da demanda de petróleo  já começou, mas  não atingirá mais o pico alcançado em 2019, enquanto a de gás natural diminuirá em breve,swswswsws chegando em 2030 a ser 18% menor que em 2020. E em 2050, terá uma redução de 75%, novamente em comparação com a década anterior. Esta é a previsão que fazem. Parece catastrófico para o negócio petróleo

Mas é curioso é que a proposição da AIE é por um aumento em matrizes intermitentes, como a solar e eólica e não recomende o aumento de geração nuclear de energia. A recomendação é investimento maciço. A AIE prevê que os gastos dos atuais US$ 2 trilhões por ano aumentem para US$ 5 trilhões até 2030 e que esse valor seja mantido constante ao longo dos anos seguintes. Com isso, a energia solar e eólica produzida em 2030 será quatro vezes wswsswsmaior do que em 2020, que já foi um ano recorde.

  • Solar: 630 gigawatts em 2030
  • Energia eólica: 390 gigawatts em 2030

A agência aposta que as projeções  para em 2050, a demanda de energia do planeta será 8% menor que a atual. Um parâmetro de eficiência que ganha ainda mais valor se considerarmos que o sistema econômico valerá o dobro do atual e a população mundial será 2 bilhões de pessoas a mais (passaremos de 7,8 a quase 10 bilhões de pessoas em 10 anos). Em 2030, aponta um número quase irreal: 90% de toda  energia será produzida justamente por fontes renováveis.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Carlos Erthal Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Erthal
Visitante
Carlos Erthal

AIE parece que vai fundar uma igreja. Tudo na base da fé cega. Então uma molécula que está presente na atmosfera na proporção de 1:2700 partes comanda soberana todo o clima do planeta?

A proposta na prática irá impedir que nações pobres prosperem. Será o principal efeito prático.