AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES PRORROGA POR MAIS 30 ANOS A CONCESSÃO DA MRS LOGÍSTICA NA MALHA FERROVIÁRIA SUDESTE

MRS 2A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu a prorrogação de contrato com a MRS Logística, em contrato assinado nesta semana, em Juiz de Fora (MG). A empresa é responsável pela Malha Ferroviária Sudeste, concedida em 1996 por 30 anos. A prorrogação antecipada estendeu o acordo em mais 30 anos. A operação da malha corresponde aos serviços que se executam sobre a principal infraestrutura ferroviária do sudeste brasileiro, região mais populosa do país, de relevância à economia nacional. São 1.643 km de extensão, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro. Para execução das operações na malha, são alocadas mais de 800 locomotivas e de 18 mil vagões, o que corresponde a 16% da frota ferroviária nacional. Aproximadamente 30% de toda a carga ferroviária brasileira passa pelos trilhos operados pela MRS, o que contribui para o desafogamento das estradas na região sudeste.

A prorrogação antecipada do contrato impõe novos investimentos que irão proporcionar a diversificação de cargas e impor maior segurança e melhoria na mobilidadeMRS urbana. Veja os principais benefícios gerados pela prorrogação são:

– R$ 9,7 bilhões em investimentos (Capex) na capacitação da malha ferroviária, na aquisição de ativos e em projetos de interesse público;

– em manutenção da capacidade de transporte, estão previstos R$ 21 bilhões ao longo de toda a concessão;

– no atendimento dos serviços de transporte, projeta-se que a MRS irá dispender cerca de  R$ 71,6 bilhões;

– melhoria na mobilidade urbana, com cerca de R$ 1 bilhão em investimentos em conflitos urbanos, em 51 municípios, gerando mais segurança e reduzindo o impacto do transporte ferroviário nas comunidades;

MRS 1– previstas a destinação anual de cerca de R$ 4.4 milhões à preservação da memória ferroviárias e cerca de R$ 8,8 milhões para desenvolvimento tecnológico;

– em relação aos investimentos em políticas públicas, destacam-se R$ 771 milhões para a implantação de novos terminais de carga geral, R$ 413 milhões em melhorias de acesso aos portos e R$ 1.9 bilhões nas obras de segregação da malha da MRS com a da CPTM;

– maior equilíbrio na matriz de transporte, por meio da integração logística da região;

– foco na diversidade de cargas com maior valor agregado e competitividade através de novas rotas;

– a concessionária deverá implantar, no prazo de seis anos, contados a partir da assinatura deste Termo Aditivo, Terminal denominado Queimados, a ser localizado no Km 50+000 do Ramal Ferroviário Japeri a Arará, a cerca de 3 km do Arco Metropolitano e próximo à Rodovia Presidente Dutra;

– a concessionária deverá implantar, no prazo de 10 anos, contados a partir da assinatura deste Termo Aditivo, Terminal denominado Igarapé, a ser conectado à linha tronco por meio do Ramal Igarapé, o qual será finalizado posteriormente à implantação do presente Terminal. O investimento tem estimativa de custo é de R$ 138 milhões

– Entre 2028 e 2056, projeta-se que os novos terminais, construídos para atendimento de contêineres, processarão anualmente, em média, 3.18 milhões de toneladas de carga geral entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

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