AIEA CONSIDERA POUCA A CONCESSÃO DO IRÃ EM PERMITIR A REEINSTALAÇÃO DE CÂMERAS NA CENTRAL NUCLEAR DE KARAJ

irãO Irã aceitou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) substitua as câmeras danificadas na usina nuclear de Tesa, na cidade de Karaj. Até agora, a rejeição do Irã vinha prejudicando o avanço das negociações de Viena sobre o programa nuclear, retomadas em 29 de novembro entre Teerã, Rússia, Alemanha, Reino Unido, França e China. É um avanço? É, mas deste tamanhinho diante do problemão que a insistência iraniana em enriquecer o urânio além dos acordo, para fins militares. A agência  de notícias Nournews, citando autoridades do governo iraniano disse que “em um gesto de boa vontade, o Irã autoriza a instalação de novas câmeras, por parte da AIEA, para substituir as que foram danificadas durante uma operação de sabotagem, na central nuclear de Karaj.” A frase veio depois do encontro entre o Chefe Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohamed Eslami e o diretor-geral da agência Rafael Mariano Grossi: “É uma ação voluntária do Irã para acabar com os mal-entendidos em suas relações com a AIEA”, afirmou o conjunto de agências iranianas. Em um comunicado, a AIEA confirmou que a entidade internacional instalará “novas câmeras em breve nas instalações de Karaj, que fabrica centrífugas”.

O Irã anunciou que frustrou, em 23 de junho, uma operação de “sabotagem”, na qual foram danificadas as câmeras de uma instalação de sua organização de energia atômica, em Tesa. Teerã afirma ter aberto uma investigação. “O Irã autoriza a AIEA a substituir as câmeras danificadas por outras novas, após concluir a investigação de segurança e pela condenação deste organismo da sabotagem no complexo de Tesa, e também aceitará sua inspeção técnica.” Grossi afirmou que esse é um desenvolvimento importante para o trabalho de verificação e monitoramento da AIEA. “Espero sinceramente que possamos continuar as discussões construtivas para resolver todas as questões de garantias suspensas no Irã”, afirmou.

A agência Nournews lembrou que, em virtude de uma lei votada pelo Parlamento iraniano, “as imagens gravadas pelas novas câmeras não serão entregues à AIEA, como era feito com as imagens das câmeras anteriores, e serão guardadas pela Organização Iraniana da Energia Atômica”. A República Islâmica do Irã acusou Israel, várias vezes, de atos de sabotagem contra algumas de suas instalações nucleares. Já Israel acusa Teerã, há anos, de buscar desenvolver uma arma nuclear, algo que o Irã nega.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of