CESSÃO ONEROSA PASSOU A MARCA DE 1 MILHÃO DE BARRIS PRODUZIDOS POR DIA EM NOVEMBRO

p70A produção na Cessão Onerosa alcançou um volume médio de 1,003 milhão de barris de óleo equivalente por dia no mês de novembro. Essa foi a primeira vez que os campos da área atingiram o patamar acima de 1 milhão de barris diários. Com esse volume, a Cessão Onerosa alcançou uma parcela de 27,05% do total nacional no mês (3,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia). Foi o maior percentual de participação na produção nacional já registrado pelos campos da região.

Os campos da Cessão Onerosa que produzem atualmente são Búzios, Atapu, Sul de Tupi e Sépia. Búzios produziu 738,8 mil barris de óleo equivalente por dia em novembro. Já Atapu registrou 157,7 mil barris de óleo equivalente por dia. Por fim, Sul de Tupi e Sépia produziram 93,8 mil barris de óleo equivalente por dia e 43,4 mil barris de óleo equivalente por dia, respectivamente.

A Cessão Onerosa é um regime de contratação direta de áreas específicas de petróleo da União para a Petrobrás. Em 2010, a estatal ganhou o direito de extrair até cinco bilhões de barris de óleo equivalente de áreas não concedidas localizadas no pré-sal. Com a constatação da existência de volumes totais de petróleo recuperável acima desses cinco bilhões de barris em quatro campos petrolíferos (Búzios, Atapu, Itapu e Sépia), foi decidido que os volumes excedentes seriam licitados. A Primeira Rodada da Cessão Onerosa ocorreu em 2019, quando foram arrematados os excedentes de Búzios e Itapu. Já a Segunda Rodada, na qual serão ofertados os direitos para Sépia e Atapu, acontecerá amanhã (17).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of