AIEA GANHA MAIS TRÊS MESES PARA QUE O IRÃ SUSPENDA O TRABALHO DE INSPEÇÃO ÀS SUAS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ

ffrfrfeeO Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, conseguiu demover o Irã de proibir as inspeções oficiais de técnicos da agência às instalações nucleares iranianas. O irã havia prometido para hoje (23) a suspensão que qualquer visita oficial às suas instalações nucleares se não houve uma suspensão das sanções econômicas ao país impostas do governo dos Estados Unidos, ainda sob a liderança de Donald Trump. Joe Biden, quando assumiu, disse que as sanções seriam mantidas até se saber exatamente o que o Irã iria fazer. As partes do Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA),depois das conversações,  agora têm três meses para navegar no impasse criado por uma lei aprovada pelo parlamento iraniano no final do ano passado.

Em uma declaração conjunta, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI) confirmaram que o Irã interromperá a implementação das medidas voluntárias previstas no JCPoA a partir de desta terça-feira, permitindo assim que a AIEA cumpra a lei, estratégica para cessar as ações e proteger os interesses da nação iraniana . No entanto, concordaram em “um entendimento técnico bilateralqaqqaqaq temporário“, onde a AIEA continuará com suas atividades de verificação e monitoramento por até três meses. Eles reiteraram que o Irã continua a implementar “totalmente e sem limitação” seu Acordo de Salvaguardas Abrangente como antes.

Rafael Grossi, chegou a Teerã em 20 de fevereiro, semanas depois que o parlamento iraniano estabeleceu o prazo de 23 de fevereiro para que o governo dos EUA suspendesse as sanções econômicas, ou Teerã suspenderia as inspeções da AIEA nas instalações nucleares do país. Em declarações a jornalistas reunidos do lado de fora do aeroporto de Viena após seu retorno do Irã, disse que: “Obtivemos um resultado razoável depois de uma consulta muito intensa, uma negociação, com nossos colegas iranianos. Tendo em vista o prazo iminente estabelecido por uma lei aprovada pelo parlamento iraniano, nós, a Agência, acreditamos que era muito necessário manter esta conversa com nossos homólogos iranianos para evitar uma situação em que, de repente, nos veríamos sem informações sobre atividades importantes que estão ocorrendo no Irã.”

swwswswssEsse foi o resultado de intensas conversas com  Ali Akbar Salehi(foto a esquerda), vice-presidente iraniano: “Este foi o espírito com que me propus ir ao Irã.  Salehi aceitou e eu estava lá ontem e hoje. Basicamente concordamos  que, em primeiro lugar, reconfirmássemos que o Irã continuará a implementar o Acordo de Salvaguardas Abrangentes sem qualquer limitação, como tem feito até agora. Em segundo lugar, concordamos que, tendo em vista a lei e em particular a disposição que estabelece limitações, chegamos a um entendimento técnico bilateral provisório, pelo qual a Agência continuará suas atividades de verificação e monitoramento necessários por um período de até três meses. vamos manter esse entendimento que alcançamos sob constante revisão, então, se quisermos suspendê-lo ou estendê-lo. A AIEA espera poder estabilizar uma situação que era muito instável e acho que esse entendimento técnico faz isso, para que outras consultas políticas em outros níveis possam ocorrer e, o mais importante, possamosswswswswswwswswsw evitar uma situação em que teríamos esteve, em termos práticos, voando às cegas”.

Sobre as recentes declarações do vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, de que “cerca de 20 a 30% da capacidade de supervisão da AIEA será reduzida como resultado da implementação da decisão do parlamento“, Grossi disse que foi decidido em nível técnico o que realmente se precisa:  “Pode ser interrompido a qualquer momento, inclusive se, como todos esperamos, houver um acordo para voltar ao Protocolo Adicional e às medidas normais.  O que muda é o tipo de atividade e uma série de coisas que estarão acontecendo.”

Questionado se ele estava confiante de que, com este novo arranjo, ele poderia garantir ao mundo que o programa nuclear do Irã é pacífico, ele disse: “Não como eu  era antes, mas de maneira satisfatória. Se você comparar o Protocolo Adicional com este entendimento técnico temporário, então é claro que existem diferenças. Existem coisas que você perde, existem coisas que você mantém. O importante é o panorama geral que nossos inspetores estão obtendo e nós iremos mantê-lo informado. este é um momento sério.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of