faixa - nao remover

AIRBUS LIDERA CONSÓRCIO QUE VAI CONSTRUIR A PRIMEIRA FÁBRICA DE SATÉLITES NO ESPAÇO

BBBVVVVA Airbus foi selecionada pela Comissão Europeia para estudar a fabricação de veículos espaciais no espaço por meio do Programa Horizon 2020. O projeto PERIOD, que foca na montagem e fabricação de satélites em órbita. Ele é um projeto da Comissão Europeia Horizon 2020 para tecnologias de robótica espacial, com o objetivo de construir um satélite funcional em uma fábrica orbital robotizada. Este contrato de estudo da fase A/B1, é de 3 milhões de euros e terá uma duração de dois anos, com o objetivo de continuar com um demonstrador em órbita. A “fábrica orbital” prevista pelo PERIOD será pioneira na construção de componentes principais, como refletores de antenas, montagem de peças para naves espaciais e substituições de carga útil de satélite, diretamente no espaço.

Este é o precursor da futura fabricação de grandes estruturas no espaço. Produzir diretamente em órbita revolucionará a forma como os sistemas espaciais são desenhados, construídos e operados, além de contar com vantagens significativas sobre a abordagem tradicional,  onde tudo é feito na Terra e depois transportado para o espaço. Uma vez que os objetos produzidos em órbita estão livres das limitações e requisitos de lançamento (massa e volume do lançadorQ1QQWW e força estrutural para suportar o lançamento).

Para atingir esse objetivo, a Airbus Defesa e Espaço, em Bremen, na Alemanha, está liderando uma equipe de sete inovadores europeus, que trazem suas experiências próprias em campos como operação robótica, realidade virtual e montagem espacial: DFKI, EASN-TIS, GMV, GMV-SKY, ISISPACE, SENER Aeroespacial e Space Applications Services. Ao validar as capacidades, o PERIOD demostrará o valor da manutenção, fabricação e montagem no espaço, ajudando a Europa a desenvolver capacidade e infraestrutura industrial para posicioná-la na vanguarda do mercado de serviços e manufatura em órbita. O projeto estimulará pesquisas futuras, além de criar oportunidades mercadológicas, gerando empregos e crescimento da tecnologia avançada.

ddddwwwA futura fábrica espacial, tal como o demonstrador, poderia ser colocada em órbita por um lançador e então se ativaria e começaria a produzir em órbita como um free flyer. Uma missão de demonstração alternativa, que oferece mais flexibilidade por um custo menor, seria utilizar a infraestrutura da ISS. Silvio Sandrone, chefe de projetos futuros de exploração espacial na Airbus, diz que   “ A empresa tem trabalhado por mais de uma década em tecnologias de fabricação em órbita e o programa PERIOD ajudará a Europa a elevar seus conhecimentos tecnológicos combinados ao próximo nível. Os futuros sistemas espaciais em larga escala só poderão ser fabricados e montados em órbita, por isso é tão importante que a Europa esteja na vanguarda desta capacidade chave”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of