RELATÓRIO DA EQUINOR APONTA TRÊS CAMINHOS PARA SE ATINGIR METAS GLOBAIS DE ENERGIA: REFORMAS, COMPETIÇÃO E REEQUILÍBRIO

wswswswswsA?Equinor,?uma das maiores operadoras offshore do mundo,?com uma atuação crescente em?energias?renováveis, apresentou hoje (12) ?para o público brasileiro a mais recente edição do Energy Perspectives, um relatório da companhia que traz análises e?tendências?de mercado, além de perspectivas?para?o setor de energia no contexto da transição energética.?A apresentação?foi feita pelo economista-chefe da?Equinor,?Eirik?Wærness, com a participação da presidente da?Equinor? no Brasil, Veronica Coelho (foto principal), além da Pesquisadora e Assessora Estratégica da FGV Energia, Fernanda Delgado. A presidente  disse que “Na Equinortemos o propósito de transformar recursos naturais em energia para as pessoas e em progresso para a sociedade. Queremos construir a indústria do futuro fornecendo a energia de que nossas sociedades precisam e contribuindo para a prosperidade das comunidades onde estamos presentes. Nesse sentido, entender as tendências e perspectivas para o mundo nos próximos anos é fundamental para continuar a moldar o futuro da energia também aqui no Brasil.”

A décima edição do Energy Perspectives,  descreve como o mundo pode alcançar as metas de clima e sustentabilidade por meio de uma distribuição mais equitativa do crescimento econômico e das contribuições dos países desenvolvidos para ações climáticas e desenvolvimento também em mercados emergentes. Por meio dos cenários “Reforma“, “Competição” e “Reequilíbrio, o relatório descreve os resultados possíveis para o desenvolvimento da economia mundial, a matriz energética global, a demanda de energia e as emissões de gases de efeito estufa até 2050. “Reequilíbrio,” diz o relatório, “é um novowswswswdd cenário, incluído nesta edição do relatório, e que descreve como o mundo ainda pode atingir as metas do Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a bem abaixo de dois graus Celsius.

Para o  economista-chefe da?companhia,?Eirik?Wærness (foto à direita), A transição energética está progredindo muito lentamente e ações efetivas são necessárias com urgência para atingir as metas climáticas. Para atingir essas metas, devemos estabelecer um novo equilíbrio nas prioridades entre crescimento econômico, aumento da assistência social e ações climáticas. Uma distribuição global mais equitativa de aumento de assistência social, reconhecendo que uma distribuição de custos é necessária entre os mercados desenvolvidos e emergentes para apoiar a transição energética, descreve um caminho mais confiável para alcançar as metas climáticas e a meta de sustentabilidade da ONU.”

 No cenário “Reequilíbrio, o relatório aponta que a premissa de alto crescimento econômico global contínuo em todas as regiões foi alterada: “ Este cenário mostra um caminho de desenvolvimento em direção a 2050, onde o crescimento econômico acelera nos mercados emergentes, enquanto o crescimento é menor nas economias desenvolvidas. Também mostra que as emissões globais de CO2 relacionadas à energia nunca voltarão ao nível de antes da pandemia de Covid-19 e que a demanda global absoluta de energia será reduzida em 15 por cento em comparação com o nível de 2019.” 

 O cenário “Reforma é baseado em um desenvolvimento impulsionado pelo mercado e pela tecnologia e prevê que  “Haverá um endurecimento contínuo das políticas climáticas em linha com os compromissos do Acordo de Paris, porém, não será suficiente para atingir as metas climáticas. Os países desenvolvidos são os principais impulsionadores do desenvolvimento, e há um avanço limitado da tecnologia de emissão zero, como captura e armazenamento de carbono, e de novas fontes de energia, como o hidrogênio.

 No cenário “Competição”, o relatório assume que a política climática não é suficientemente priorizada e que a transição energética não está ganhando impulso suficiente. “Há vários indícios de que o desenvolvimento está caminhando nessa direção. Guerras comerciais, agitação social e política e wwswsdddconflitos políticos regionais com potencial de crescimento são exemplos disso. Neste cenário, essas tendências continuam levando ao protecionismo, autocracia, menos cooperação global, desenvolvimento de tecnologia mais lento e fraco crescimento econômico.” 

Para Fernanda Delgado (foto à esquerda), “Não há silêncio sobre a eletrificação de veículos leves no Brasil. Temos soluções mais eficientes como biocombustíveis e motores mais eficientes, por exemplo. Há um limite para a importação de soluções de países ricos, que não leva em consideração nossas características e o poder de compra de nossa população. O Brasil tem a matriz energética que todos os outros países querem ter. Já estamos numa era descarbonizada e vamos avançar na transição energética que podemos fazer, que sabemos fazer com as nossas competências e que se adequa ao orçamento da nossa população.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of