ALEMANHA DECIDIU QUE O FIM DA ERA DA GERAÇÃO NUCLEAR DE ENERGIA NO PAÍS COMEÇA A PARTIR DE HOJE

alemanhaO fim da Era Nuclear na Alemanha. Pelo menos na geração de energia elétrica. O país decidiu desligar suas últimas usinas nucleares a partir deste fim de semana, quando ocorre o desligamento dos seus últimos três reatores que estavam operando: Isar 2, Emsland e Neckarwestheim 2, todos reatores de água pressurizada, que deveriam encerrar suas vidas até o final do ano passado, mas tiveram uma extensão para o inverno após preocupações com a capacidade de energia como resultado da guerra Rússia-Ucrânia. Para o governo alemão, a prioridade agora era concluir a eliminação com segurança, incluindo o desmantelamento, e avançar na busca de um repositório para resíduos radioativos de alto nível e soluções permanentes para resíduos radioativos de nível baixo e intermediário.  Steffi Lemke, Ministro Federal do Meio Ambiente e Segurança Nuclear, disse que a eliminação tornou o país mais seguro. “Estamos entrando em uma nova era de produção de energia. Portanto, vamos continuar a trabalhar em soluções para um repositório nuclear e colocar toda a nossa energia na expansão das energias renováveis”. Para Robert Habeck, Ministro Federal da Economia e Proteção Climática, a eliminação foi a implementação da decisão do governo de 2011: “A segurança do fornecimento de energia na Alemanha continuará garantida. A expansão maciça de energias renováveis em particular fornece segurança adicional. Em 2030, queremos gerar 80% da eletricidade aqui na Alemanha a partir de energiasolof renováveis”. 

De acordo com uma pesquisa de opinião da emissora  ARDseis em cada dez pessoas na pesquisa da DeutschlandTrend se opõem à eliminação nuclear, com 34% a favor. Isso se compara aos números de junho de 2011, quando 54% achavam que a política estava correta e 43% se opunham a ela. Para dar apenas um exemplo, a Isar 2, sua operadora Preussen Elektra disse que a cada ano gera cerca de 11 bilhões de kWh de eletricidade, o suficiente para abastecer 3,5 milhões de residências por um ano, economizando quase 10 milhões de toneladas de CO2. Entre os três reatores fechados neste fim de semana, ao longo de suas vidas úteis de menos de 35 anos, de acordo com a Associação Nuclear Mundial, eles tiveram fatores de carga acima de 90% e geraram 32,6 TWh de eletricidade.

Uma Carta aberta ao chanceler alemão Olaf Scholz, assinada por duas dezenas de cientistas e ganhadores do Prêmio Nobel, diz:

Tendo em vista a ameaça que as mudanças climáticas representam para a vida em nosso planeta e a evidente crise energética em que a Alemanha e a Europa se encontram devido à indisponibilidade de gás natural russo, pedimos a você que continue operando as últimas usinas nucleares alemãs restantes.

usinaCongratulamo-nos com os esforços do governo alemão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na Alemanha, um país de particular importância econômica e política na Europa, de acordo com acordos internacionais. No entanto, em 2022, as metas de emissão de CO2 foram superadas em 40 milhões de toneladas devido ao aumento da utilização de centrais termoeléctricas a carvão resultante dos necessários cortes no consumo de gás natural.

As usinas nucleares de Emsland, Isar II e Neckarwestheim II forneceram um total de 32,7 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade de baixa emissão em 2022. As residências particulares alemãs consumiram recentemente uma média de 3190 kWh de energia elétrica por ano. Isso significa que esses três as usinas de energia podem abastecer mais de 10 milhões, ou um quarto, dos lares alemães com eletricidade.A redução resultante na quantidade de eletricidade necessária das usinas a carvão pode economizar até 30 milhões de toneladas de CO2 por ano. 

No passado, outros países europeus também perseguiram planos para reduzir suas capacidades de geração de energia nuclear. Nos últimos anos, no entanto, muitos desses países adotaram uma postura diferente em relação à energia nuclear devido ao aumento dos custos de energia, que foi exacerbado pela maior perda recente de entregas de gás natural da Rússia. França, Reino Unido, Polônia, República Tcheca e Holanda, entre outros, planejam construir novas usinas nucleares ou já o fazem, enquanto Bélgica e Suíça buscam estender as licenças de operação de suas plantas”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of