AMBIPAR SE UNE A DOW PARA MUDAR A MATRIZ ENERGÉTICA DE SUA FROTA DE CAMINHÕES

CAMINHAOA Dow firmou parceria com a Ambipar – multinacional brasileira líder em gestão ambiental e fornecedora de serviços logísticos por meio da Ambipar Logistics – para ser a primeira empresa a integrar o projeto Corredor Sustentável, iniciativa que prevê a mudança da matriz energética de sua frota de caminhões para fontes mais limpas com a inclusão, em larga escala, de veículos movidos a gás natural comprimido (GNC). A iniciativa entregou inicialmente cinco caminhões em agosto e prevê o envio de outros cinco entre setembro e outubro. A nova frota contará com duas mulheres que farão parte do time de condutores dos veículos. Zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 também está entre os principais objetivos da meta de sustentabilidade da Dow e as operações logísticas são uma área estratégica para enfrentar o desafio de reduzir as emissões de escopo 3 da companhia. No primeiro ano de circulação dos novos caminhões, a Ambipar estima uma redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono como parte do projeto Corredor Sustentável.

Para Lorena Bruni (foto à direita), diretora de Compras para América Latina da Dow, nesse sentido, participar do projeto Corredor Sustentável reforça o compromisso da Dow emLORENA incorporar o desempenho do ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) como métrica na seleção de fornecedores: “A colaboração é o único caminho para abordar questões complexas e a parceria com a Ambipar irá impactar diretamente nossas emissões de escopo 3, geradas pelos nossos clientes e ligadas às operações da empresa”. Para a Whirlpool, a parceria fortalece a meta de redução de emissões de CO2 em todas as operações no mundo até 2030, além de reforçar o compromisso com os princípios ESG que permeiam a cadeia de valor da companhia em um legado de mais de 60 anos.

Com aporte de R$ 30 milhões, o projeto Corredor Sustentável contempla inicialmente a integração de dez caminhões com tecnologia para uso de gás natural comprimido (GNC), modelo Scania R 410 6X2, que farão o transporte de produtos químicos para a Dow. Hélio José Branco Matias, vice-presidente da Ambipar Logistics, declarou: “Queremos fortalecer e ampliar cada vez mais nossa agenda ESG e o Corredor Sustentável chega para fazer a diferença. Temos uma meta SILVIIOrobusta, que é ter 100% da nossa frota de veículos com matriz energética mais limpa até 2030. Com a ajuda de nossos parceiros, vamos agir de forma consciente e eficiente, além de impulsionar uma grande transformação no setor logístico e gerar impacto positivo para o meio ambiente”.

Silvio Munhoz (foto à esquerda), diretor-geral das Operações Comerciais da Scania Brasil, explica que a Scania assumiu o compromisso de liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável em 2016 e tem buscado parceiros que estejam nesta mesma jornada: “É notória a preocupação da Ambipar com a sustentabilidade e a visão de futuro, baseada em viabilidade de dados concretos, escolhendo nossa solução que trará muitos benefícios para sua operação e dos seus clientes. A solução a gás da Scania é uma realidade viável no Brasil. Continuamos com metas ousadas e já vendemos mais de 600 unidades. O interesse cresce a cada dia”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of