CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS RECEBE NESTA SEMANA CURSO ESPECIAL DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA | Petronotícias





CENTRAL NUCLEAR DE ANGRA DOS REIS RECEBE NESTA SEMANA CURSO ESPECIAL DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA

cursoUma oportunidade para capacitação de profissionais que buscam aprimorar-se no segmento nuclear. Até a próxima sexta-feira (23), a central nuclear de Angra dos Reis (RJ) está recebendo um curso da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o descomissionamento de usinas nucleares. O evento é realizado todos os anos pela agência ao redor do mundo e, pela primeira vez, o Brasil foi escolhido para receber o treinamento.

O tema de descomissionamento de usinas é um dos mais importantes dentro do segmento, já que envolve todas as providências necessárias para desativar uma instalação nuclear ao final de sua vida útil, observando-se todos os cuidados para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, da população e do meio ambiente. O assunto é discutido com intensidade não apenas por entidades internacionais, como a AIEA, mas também por agentes brasileiros do setor, a exemplo da Eletronuclear e da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN).

Na edição brasileira do curso estão presentes 31 participantes de diversos países – incluindo Brasil, República Tcheca, Hungria, Paquistão, Egito e Indonésia, entre outros – integram a capacitação. Quatro instrutores da AIEA vão coordenam o curso: dois suecos, um alemão e um francês. Além de capacitar os participantes na avaliação da segurança para o descomissionamento de instalações nucleares, o curso também objetiva promover um intercâmbio entre especialistas na área nuclear de várias partes do mundo. O treinamento também incluirá uma palestra para os convidados no Observatório Nuclear, centro de visitação da Eletronuclear em Angra dos Reis, e visitas técnicas a Angra 1 e 2.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of