AMERICANA HOLTEC LANÇOU TECNOLOGIA DE DESCOMISSIONAMENTO DE REATORES NUCLEARES

Picture1A empresa americana Holtec lançou a tecnologia HI-CUT, criada para melhorar a eficácia do descomissionamento de componentes internos de reatores e vasos de pressão em unidades nucleares em desativação. Segundo a empresa, a tecnologia HI-CUT foi usada na unidade 3 de Indian Point, no estado americano de Nova York. Os resultados, ainda de acordo com a Holtec, superaram as expectativas e “revolucionam” a segmentação de reatores em descomissionamento.

O presidente da Holtec Decommissioning International (HDI), Kelly Trice, disse que a empresa espera levar suas tecnologias de descomissionamento – incluindo uma inovação que pode reduzir o número de contêineres necessários para embalar rejeitos nucleares – para outros países que passarão por atividades de descomissionamento nos próximos anos. Essas inovações “aumentam a segurança e a justiça ambiental”, disse ele.

A unidade 3 de Indian Point encerrou as operações em abril de 2021, após 45 anos em operação. Foi a última unidade no local no estado de Nova York a fechar depois que a unidade 2 encerrou as operações em abril de 2020. O local também inclui o desligamento do Indian Point 1, um reator de água pressurizada de 257 MWe (líquido) que operou entre 1962 e 1974.

Antes de sua implantação, o sistema HI-CUT foi submetido a uma bateria de testes em que materiais mais duros do que o material do reator severamente irradiado (ASTM A-300), emulando a dureza do topázio, foram cortados em condições simuladas. Os resultados dos testes informaram o design do equipamento. Um extenso programa de treinamento do operador, incluindo testes subaquáticos do sistema HI-CUT e uma maquete em escala real da extremidade inferior dos internos do reator superior, foi concluído antes da implantação do sistema, o que foi fundamental para garantir seu sucesso na primeira tentativa no sítio nuclear.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of