ANGRA 1 SERÁ DESLIGADA POR 37 DIAS PARA OPERAÇÃO DE REABASTECIMENTO

Angra 1 02Uma nova pausa para reabastecimento irá parar as atividades da usina nuclear de Angra 1 a partir da meia noite deste sábado (18). O procedimento, considerado uma parada programa, deverá interromper a produção de energia da unidade por 37 dias, abrindo também espaço para processos de manutenção, inspeção e modificação de projetos. Neste ano, a Eletronuclear programou a usina para ser reabastecida com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto e setembro, respectivamente.

Até lá, a unidade já terá retomado a sua produção regular de energia. De acordo com a estatal, os dias de desligamento deverão abranger um total de 3,9 mil tarefas a serem executadas, com 1,2 mil profissionais voltados às operações de manutenção da planta nuclear.

O objetivo é recarregar cerca de um terço do combustível total da usina, que terá seu reator reabastecido com 40 novos elementos combustíveis.

Em atividade desde 1985, Angra 1 tem uma potência total de 640 MW, volume suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes. A unidade vem passando por adaptações e inaugurou, no último mês de fevereiro, um novo simulador com réplicas de paineis usados na geração nuclear. Com a mudança, que representa uma economia anual de aproximadamente R$ 3 milhões, os processos de formação, requalificação e licenciamento de operadores não serão mais realizados no exterior.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of