ANP APROVA MAIS 10 PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTORES DE BIOCOMBUSTÍVEIS

biodieselA Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou, nesta semana, 10 processos de certificação de produtores de biocombustíveis. Existe ainda a expectativa que esse número possa aumentar ainda nos próximos dias, já que o órgão está avaliando outros 104 processos.

Com as novas aprovações, o Renovabio agora passa a contar com 122 produtores certificados e aptos a emitir pré-CBIOs com lastros validados pela “Plataforma CBIO”. Desse grupo, 110 são produtores de etanol, 11 de biodiesel e 1 de biometano. O Pré-CBIO é o direito que o produtor de biocombustíveis tem para registrar o CBIO (Créditos de Descarbonização), junto à instituição financeira para posterior negociação na bolsa de valores.

Hoje, existem 10 firmas inspetoras credenciadas pela agência para realizar o processo de Certificação da Produção Eficiente de Biocombustíveis, cujo objetivo é avaliar as emissões de gases geradores de efeito estufa (GEE) na produção e distribuição do biocombustível comercializado. Nesse processo também é definida a Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) de cada planta certificada.

Em meados deste mês, o Renovabio alcançou a marca de 1 milhão de pré-CBIOs, com lastros resultantes do processamento de 21.219 notas fiscais na Plataforma CBIO.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of