ANP APROVA RESOLUÇÃO QUE PERMITE PRORROGAÇÃO DA FASE DE EXPLORAÇÃO EM BLOCOS DE ÓLEO E GÁS

anpA diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou hoje (2) uma resolução que permitirá às petroleiras prorrogar o período de exploração em blocos de óleo e gás. Pela nova norma, as empresas poderão pedir a extensão da fase exploratória por 18 meses. Segundo a agência, a resolução atende a uma demanda da indústria, para minimizar os impactos negativos gerados pelo cenário de incertezas no setor de petróleo e gás, agravados em virtude da pandemia de covid-19.

Como já é de conhecimento do mercado, a fase de exploração dos blocos de óleo e gás começa a partir da assinatura do contrato entre as petroleiras e a ANP. Nessa etapa, as empresas realizam estudos e atividades (como levantamentos sísmicos e perfuração de poços) para detectar a presença de petróleo e/ou gás natural.

Quando os hidrocarbonetos são encontrados em quantidade suficiente para tornar a extração economicamente viável, a petroleira apresenta uma declaração de comercialidade à ANP e o bloco (ou parte dele) se transforma em um campo produtor, dando início à fase de produção.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of