ANP APROVOU EDITAL PARA CHAMADA PÚBLICA DE CONTRATAÇÃO DO GASBOL

Miniatura_Notícia_Produtos de Curto PrazoA diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou o edital e os contratos da segunda chamada pública para contratação de capacidade do Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol) para o período entre 2021 e 2025. Durante a chamada são escolhidos os agentes econômicos interessados em contratar o serviço de transporte de gás natural por meio do gasoduto, de 2.593 km de extensão. Os documentos serão disponibilizados em breve na página da ANP e da TBG.

Para lembrar, no final de 2019 foram liberados cerca de 18 milhões de metros cúbicos por dia de capacidade de transporte no Gasbol. Por isso, foi realizada uma primeira chamada pública para contratação de capacidade da linha para os anos de 2024.

A lei 11.909/ 2009 determina que o acesso à capacidade livre do serviço de transporte firme ocorre por meio de chamada pública realizada pela ANP. “No decorrer deste processo são identificados os potenciais carregadores, a demanda por capacidade de transporte, a alocação da oferta de capacidade de transporte e a determinação da tarifa de transporte”, disse a agência.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Para quem não sabe, o GASBOL foi construído, em boa parte, sob comando do Gerente da Petrobras Sério Bocatelli. Esse mesmo Gerente acaba de ser condenado por corrupção na construção da Refinaria do Nordeste, a RNEST.

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/02/10/lava-jato-cinco-pessoas-sao-condenadas-por-crimes-em-obra-na-refinaria-abreu-e-lima.ghtml

Ocorre que, na época de construção do GASBOL (Gasoduto Brasil Bolívia) não existia a Lava Jato. A dúvida que fica: teriam os gerentes da Petrobras iniciado suas carreiras de apropriadores da coisa alheia naquela época?