ANP CRIOU PROGRAMA PARA ESTUDOS SOBRE ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE GÁS NATURAL NO BRASIL

gas-naturalA avaliação sobre a atividade de estocagem subterrânea de gás natural no Brasil começa a ganhar impulso. Nesta semana, a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou a criação do Programa de Estudos Geocientíficos para Armazenamento de Gás (PAG). Dentro do âmbito dessa nova iniciativa, a ANP realizará um primeiro projeto focado na estocagem subterrânea do insumo.

De acordo com a agência, o primeiro projeto comtemplará a realização de estudos preliminares para identificar e mapear oportunidades geológicas em áreas não contratadas (ou seja, pertencentes à União e sem contrato com nenhuma empresa) propensas para a estocagem subterrânea de gás natural. Essas pesquisas trarão subsídios para que a ANP possa conceder autorizações aos agentes regulados interessados na realização da atividade de estocagem nessas áreas.

Além desse projeto piloto, o Programa pretende promover a implementação de medidas voltadas à ampliação da oferta e do transporte de gás natural; ações regulatórias que estimulem o novo mercado com vistas ao dinamismo e à competitividade; e o estímulo às atividades reguladas mais seguras e sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, acrescentou a ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of