ANP PUBLICA ATUALIZAÇÃO SOBRE AS ESPECIFICAÇÕES DO GÁS DE COZINHA
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou hoje (31) uma nova resolução para atualizar as especificações do gás de cozinha (GLP). Segundo o órgão, essa novidade permitirá melhor acompanhamento dos componentes presentes no botijão, além de garantir mais controle da qualidade do produto. A norma entrará em vigor a partir de 1º de março de 2021.
A ANP explicou que o novo regulamento prevê a realização do teste da mancha para análise de butano comercial e de sua mistura com o propano. Assim, a agência espera que haverá um melhor controle da qualidade do GLP nesse parâmetro, com a identificação de potenciais resíduos, adequando as especificações do produto às praticas internacionais.
O órgão regulador também falou que a resolução aumentou o número de municípios que precisam ser abastecidos com “GLP Inverno” e adicionou o mês de maio no período em que este produto deve obrigatoriamente ser comercializado.
O GLP Inverno é aquele com especificação diferenciada, na etapa de distribuição, em cidades com média das temperaturas mínimas abaixo dos 10°C nos meses de maio, junho, julho e agosto. A mistura de propano e butano comercializada desses botijões deve apresentar massa específica máxima de 550 Kg/m³ a 20°C, facilitando a saída do combustível.
Deixe seu comentário