COMPANHIA ENERGÉTICA MANAUARA APOSTA EM ECONOMIA NA CONVERSÃO PARA O GÁS DE SUA USINA TÉRMICA

wswswsA Wartsila vai converter uma térmica para a Companhia Energética Manauara para operar 100% com gás natural, aumentando a potencia de 85 MW para 92 MW. A conversão vai reduzir custo operacional e impacto ao meio ambiente. O serviço envolverá a conversão dos cinco motores de combustão dual Wartsila existentes em cinco motores a gás , junto com as atualizações de sistema comuns necessárias. Os engenheiros apostam na melhora da performance e na competitividade. Com a conversão, as duas companhias firmaram um contrato de serviço de manutenção e operação por 10 anos. O contrato de serviço tem garantias de desempenho da usina relacionadas à taxa de calor, capacidade elétrica, consumo de óleo lubrificante, consumo de peças de reposição e disponibilidade da usina.

Bruno Menezes, diretor operacional da Companhia Energética Manauara, declarou: “Nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental se reflete neste projeto de conversão e estamos orgulhosos de reduzir nossa pegada de carbono. A conversão dos motores a gás atende às preocupações da empresa em gerar energia com o menor impacto ambiental possível. Ao mesmo tempo, estaremos reduzindo nossos custos e melhorando nosso desempenho econômico. A conversão contribuirá para a redução dos gastos com energia elétrica de todos os brasileiros, pois eliminará o consumo de óleo pesado  e o correspondente reembolso pela Conta Nacional de Consumo de Combustíveis”.

Adriano Marcolino, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Wartsila acredita  que  “Este projeto coroa uma relação de cooperação de longo prazo desenvolvida com a Manauara nos últimos 15 anos. Com este projeto de conversão de gás, esperamos apoiar as perspectivas de expansão de negócios do cliente, enquanto também desenvolvemos nossos serviços para motores a gás”. O uso de gás natural combustível reduzirá a pegada ambiental da planta em aproximadamente 10 %, representando cerca de 35 mil toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente/ano. Isso é o equivalente à poluição de cerca de 7600 carros. A conversão está programada para ser totalmente concluída no início de 2022.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of