ANP PUBLICA ATUALIZAÇÃO SOBRE AS ESPECIFICAÇÕES DO GÁS DE COZINHA

anpA Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou hoje (31) uma nova resolução para atualizar as especificações do gás de cozinha (GLP). Segundo o órgão, essa novidade permitirá melhor acompanhamento dos componentes presentes no botijão, além de garantir mais controle da qualidade do produto. A norma entrará em vigor a partir de 1º de março de 2021.

A ANP explicou que o novo regulamento prevê a realização do teste da mancha para análise de butano comercial e de sua mistura com o propano. Assim, a agência espera que haverá um melhor controle da qualidade do GLP nesse parâmetro, com a identificação de potenciais resíduos, adequando as especificações do produto às praticas internacionais.

O órgão regulador também falou que a resolução aumentou o número de municípios que precisam ser abastecidos com “GLP Inverno” e adicionou o mês de maio no período em que este produto deve obrigatoriamente ser comercializado.

O GLP Inverno é aquele com especificação diferenciada, na etapa de distribuição, em cidades com média das temperaturas mínimas abaixo dos 10°C nos meses de maio, junho, julho e agosto. A mistura de propano e butano comercializada desses botijões deve apresentar massa específica máxima de 550 Kg/m³ a 20°C, facilitando a saída do combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of