ANP VAI DIVULGAR PRÉ-EDITAL DA 13ª RODADA EM JUNHO

MagdaChambriard-tarjaHOUSTON – A diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard (foto), afirmou que a 13ª Rodada de Licitações, marcada agora oficialmente para o dia 7 de outubro, no Rio de Janeiro, terá regras mais simples do que as fixadas para as rodadas anteriores. O pré-edital do leilão deve ser divulgado no dia 11 de junho, com inscrições abertas para interessados em adquirir o pacote de dados dos blocos disponíveis entre os dias 12 de junho e 18 de agosto, segundo o anúncio feito pela diretora.

Em um encontro com empresas do setor de óleo e gás na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, Magda disse que  a qualificação para as empresas interessados era mais complexa nos leilões anteriores, havendo a necessidade de entregar diversos tipos de documentos para participar da licitação. “Este ano vamos usar uma qualificação mais simplificada”, afirmou Magda, ressaltando que somente na 11ª rodada a ANP teve que analisar três mil documentos.

Os vencedores da oferta, no entanto, deverão apresentar todos os documentos que antes eram entregues por todos os interessados. Com isso, o objetivo é ter uma pré-qualificação sem tantos documentos, que serão exigidos em seu conjunto apenas para os vencedores, reduzindo o tempo de análise pela ANP e reduzindo custos com a preparação dos papéis pelos interessados.

Ao todo, serão ofertados 269 blocos em dez bacias sedimentares: Amazonas (7), Parnaiba (22), Potiguar (71), Recôncavo (85), Sergipe-Alagoas (10), Jacuípe (4), Camamu-Almada (9), Espírito Santo (7), Campos (3) e Pelotas (51). Dessas, apenas a bacia do Amazonas pode acabar saindo dessa lista, já que ainda depende de aval do órgão ambiental.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of