APENAS OITO DOS 15 REATORES NUCLEARES UCRANIANOS ESTÃO EM OPERAÇÃO, MAS NÃO HÁ RISCOS IMINENTES

olegA Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia (SNRIU) expressou crescente preocupação com a situação em Chernobyl e em Zaporíjia, onde funcionários da usina nuclear ucraniana estão trabalhando em locais sob controle das forças russas. A SNRIU disse que oito dos 15 reatores do país estavam funcionando com segurança, mas disse também que após o quarto dia sob o controle das forças russas, o pessoal de Zaporíjia estava enfrentando “pressão psicológica” e “interferência em seu trabalho”, o que poderia ter “um impacto negativo” na segurança. O site da central permaneceu fora do ar, mas a comunicação móvel estava sendo aprimorada na área. Duas das seis unidades de energia do local continuam operando e estão conectadas à rede.

A SNRIU também atualizou a situação em Chernobyl, que está sob controle das forças russas há 13 dias. Os reguladores  não foram capazes de realizar o controle regularUCRANOA do local e a operação do sistema automatizado de monitoramento de radiação ainda não foi restaurada. Mas de acordo com as informações recebidas do pessoal de Chernobyl, os parâmetros de segurança das instalações ainda estão dentro dos limites padrões. Não havia comunicação por telefone fixo ou celular com a equipe no local, e as viagens rodoviárias e ferroviárias para o local também ainda não foram restauradas.

A entidade acrescentou que “atividades programadas, manutenção e reparo de sistemas e equipamentos” e qualquer trabalho envolvendo empreiteiros externos não eram realizados desde 24 de fevereiro. Isso significa que certos sensores não foram restaurados, o que complica a operação segura do site, acrescentou. Em um comunicado divulgado na tarde desta  de terça-feira (8), o presidente em exercício do SNRIU, Oleh Korikov, disse que, apesar dos esforços da Ucrânia, “nenhum esforço diplomático da AIEA e de outros parceiros internacionais levou a resultados reais na redução ou eliminação de riscos militares nas instalações nucleares do país”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of