TRADENER FECHA CONTRATO INÉDITO COM A YPFB E TRARÁ GÁS DA BOLÍVIA PARA O BRASIL

Walfrido-Avila1A comercializadora Tradener assinou um contrato inédito com a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), visando  importar gás natural do país vizinho, de forma interruptível, para o Brasil. A empresa brasileira poderá dispor de até 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia pelos próximos dois anos, de olho no atendimento ao mercado livre do país.

Esse volume contratado é uma quantidade inicial, que poderá aumentar conforme sejam as condições de venda e escoamento no mercado brasileiro, no âmbito do mercado livre de gás”, explicou o presidente da Tradener, Walfrido Avila. Esse tipo de contrato de importação de gás é inédito, por ser uma nova forma de destinação do gás boliviano ao Brasil, que até então era negociado apenas entre estatais.

Para Walfrido, há dois pontos importantes para o mercado brasileiro a partir desse novo negócio. “O primeiro é a efetiva presença de uma comercializadora livre no mercado de abastecimento de gás do país; e o segundo é a possibilidade que abrimos de abastecer nossas termelétricas com gás, viabilizando a consequente exportação de energia elétrica para os países vizinhos”, avaliou.

O gás será importado da Bolívia conforme a demanda e poderá ser entregue em qualquer ponto do Brasil atendido pelo Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), para geradores térmicos de energia elétrica ou indústrias brasileiras consumidoras de gás. De acordo com a legislação, no Brasil enquadram-se como consumidores livres de gás os que consomem no mínimo 10 mil metros cúbicos por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of