APÓS MOVIMENTO DA OPEP, BARRIL DE PETRÓLEO BEIRA OS 70 DÓLARES E PÕE PRESSÃO NOS COMBUSTÍVEIS DO BRASIL

opepO barril de petróleo Brent está beirando os US$ 70 nesta sexta-feira (5), após a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (grupo conhecido como OPEP+) de estender os cortes de produção até abril. O movimento pode trazer repercussões para o Brasil, com um possível novo aumento no preço dos combustíveis. O valor da commodity, como se sabe, é uma das variáveis na equação usada pela Petrobrás para definir o valor cobrado pelos derivados nas refinarias.

Ontem, a OPEP+ aprovou a continuidade do cortes de produção em 7 milhões de barris por dia até abril. As exceções foram Rússia e Cazaquistão, que tiveram o aval para elevar a produção em 130 mil barris por dia e 20 mil barris por dia, respectivamente, por conta do consumo sazonal das duas nações.

O mercado reagiu à notícia. Até o momento de publicação desta reportagem, o petróleo Brent estava sendo negociado a US$ 69,34, uma alta de quase 4% em comparação com a cotação de fechamento do dia anterior. É um nível de preço que tinha sido visto pela última vez apenas em meados de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Enquanto isso, aqui no Brasil existe a possibilidade dessa nova escalada do preço do barril se refletir no valor dos combustíveis cobrado pela Petrobrás nas refinarias. A companhia já fez um reajuste no início da semana no diesel e na gasolina. Hoje, mais cedo, o Petronotícias publicou uma reportagem especial tratando dos desdobramentos do debate sobre o valor dos combustíveis e das investigações solicitadas pelo presidente Jair Bolsonaro para averiguar se há interesse em aumentar a importação de combustíveis e diminuir o refino do país.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of