APÓS NOVOS AVANÇOS, PETROCITY PLANEJA INICIAR CONSTRUÇÃO DO PORTO DE SÃO MATEUS EM 2022

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

jose-robertoÉ tempo de avançar na Petrocity Portos, idealizadora do Complexo Portuário de São Mateus (CPMS) e a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES). A companhia conseguiu importantes conquistas ao longo de 2020, dando passos fundamentais para o início das obras desses dois empreendimentos capixabas. Hoje, conversaremos com o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa (foto), que traz uma nova atualização do cronograma de construção do porto. “Estamos avançando para concluir todos os estudos necessários até junho e apresentá-los ao Ibama. Esse é nosso objetivo: até o final do ano que vem iniciar a implantação do porto. Esse é nosso cronograma”, revelou. Quanto à ferrovia, Barbosa diz que espera pela aprovação do novo marco regulatório ferroviário para avançar com o projeto. “Teremos condições, após a autorização do governo federal, de iniciar os nossos estudos efetivos de engenharia para que, no mais tardar até 2023, possamos construir a ferrovia”, projetou. Estes e outros detalhes dos empreendimentos serão apresentados amanhã (5) durante um evento virtual organizado pela prefeitura de Barra de São Francisco (ES). O objetivo do encontro é defender a duplicação da BR-381 entre Governador Valadares e São Mateus e a construção do CPSM e EFMES.

O senhor pode começar explicando o objetivo desse evento de amanhã?

cpsm

Ilustração do CPSM

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, resolveu fazer essa reunião para debater e levar um apelo aos governos estadual e federal [em favor da duplicação da BR-381 entre São Mateus e Governador Valadares]. O evento também terá debate com os prefeitos cujos municípios serão cortados e beneficiados tanto pela rodovia quanto pela ferrovia EFMES.

Essa reunião vai reunir empresários, representantes dos municípios e dos estados para debater efetivamente essa oportunidade e essa possibilidade. A partir desses dois projetos, Barra de São Francisco terá condições de trabalhar na implantação de um porto seco de última geração. Esse porto seco vai trazer melhorias para a indústria e a agricultura não só de Barra de São Francisco, mas para todos os municípios beneficiados pela ferrovia.

O prefeito está certo e está de parabéns pela iniciativa. Imagine um porto seco de alta tecnologia para Barra de São Francisco. Isso vai gerar emprego e distribuição de renda. Some a isso uma ferrovia moderna e segura, como será a EFMES, que vai dar condições de levar toda a carga até o Centro Portuário de São Mateus, na área da SUDENE. Ou seja: é ganho.

Qual o papel dos projetos da Petrocity nessa ideia de criar um corredor logístico em torno da BR-381?

O prefeito Enivaldo sabe que temos um projeto da ferrovia avançando bem. Importante lembrar também da possibilidade de já agora, no primeiro semestre, ser votado o Marco Regulatório das Ferrovias. Assim, poderemos receber depois do chamamento público a autorização para iniciar os estudos finais técnicos a nível de engenharia e ambiental da ferrovia, que vai praticamente margear a BR-381.

Também teremos um porto [o CPSM] altamente moderno na área da SUDENE. Um porto moderno, com grande movimentação de cargas. Serão 2.400 metros de cais. É um projeto que agradou muito ao prefeito Enivaldo e a outros prefeitos.

O que a Petrocity irá apresentar no evento?

índice

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos

Nós vamos mostrar os nossos últimos avanços. No projeto do porto, estamos avançando na implantação de um condomínio logístico de última geração. Esperamos começar a instalação desse condomínio logística até junho. Teremos dentro do condomínio mais de 17 áreas destinadas à armazéns e à indústria que será instalada lá.

Vamos mostrar também que temos as orientações e indicações do Ibama para conclusão do estudo ambiental. Nosso projeto agora é um terminal portuário atrelado a uma grande unidade de geração de energia e um grande complexo administrativo, onde teremos incentivo para startups na área de tecnologia.

No ano passado, apesar do desafio da pandemia, conseguimos fazer o chamamento público. Conseguimos regulamentar o uso e ocupação do solo. A prefeitura transformou toda aquela região em área urbana. Nós conseguimos o reconhecimento pela Antaq e pelo Ministério de Infraestrutura da importância de um terminal naquela região. Em maio, nós assinamos o contrato de adesão, transformando o CPSM em um porto reconhecido pelo governo federal [que também foi noticiado pelo Petronotícias na ocasião]. E recebemos o decreto de utilidade pública.

Poderia nos atualizar sobre o projeto dos navios porta-contêineres dedicados ao transporte de cabotagem?

Sobre os navios, estamos na fase final para começar a construção. São dois navios que serão construídos na Bahia, em Maragojipe, no Estaleiro Enseada. Já estamos com o contrato final para iniciarmos efetivamente essa construção. Vamos mostrar de forma objetiva o avanço que obtivemos no ano de 2020. E esperamos agilizar e alcançar as nossas metas para 2021.

Quais são essas metas?

EFMES

Projeto da Estrada de Ferro Minas Espírito Santo

Para a EFMES, estamos aguardando a conclusão do marco regulatório da ferrovia, através do PLS 261, em trâmite no Senado Federal. Esperamos que seja votado neste ano. Isso vai ser bom para o Brasil inteiro, dentro do foco do governo federal de melhorar a infraestrutura de transporte e a logística do país. Esperamos que até julho esteja sancionado.

Se isso acontecer, será um ganho para o Brasil, não só para o Espírito Santo. Vai recuperar ferrovias antigas que estão paradas e vai trazer o modelo short line. E o mais importante, é que teremos condições, após a autorização do governo federal, de iniciar os nossos estudos efetivos de engenharia para que, no mais tardar até 2023, possamos construir a ferrovia.

Se tivermos já neste ano a autorização, no ano que vem vamos avançar com a pegada muito forte para concluir os projetos de engenharia e o licenciamento ambiental.

E em relação ao porto de São Mateus?

Agora estamos no Ibama. O estudo foi federalizado. Estamos avançando para concluir todos os estudos necessários até junho e apresentá-los ao Ibama. Esse é nosso objetivo: até o final do ano que vem iniciar a implantação do porto. Esse é nosso cronograma.

Lembrando que não somos só mais um terminal portuário. Teremos uma grande termelétrica e um condomínio logístico. Esse chamamento do prefeito de Barra de São Francisco vai ser um passo importantíssimo. Esperamos que a partir desse evento, o projeto fique mais claro para empresários, prefeitos, representantes dos estados e comunidades.

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