CADE APROVA AQUISIÇÃO DE BLOCOS DA PETROBRÁS PELA BP

Bacia PotiguarA venda de direitos da Petrobrás sobre cinco blocos para exploração de petróleo e gás na parte marítima da bacia de Potiguar, em águas do Nordeste brasileiro, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os blocos, que ainda não estão em fase de extração, estão sendo vendidos para a BP Energy do Brasil A autarquia informou que o negócio pode ser concluído sem qualquer tipo de restrição.

A BP Energy do Brasil está adquirindo 30% dos blocos Pot-M-663 e Pot-M-760 e 40% dos blocos Pot-M-665, Pot-M-853 e Pot-M-855.

O primeiro bloco faz parte da concessão BM-Pot-16, que originalmente contava com uma participação de 60% da Petrobrás. Mesmo vendendo metade dos seus ativos, a empresa continuará como líder do consórcio, já que a IBV Brasil Petróleo Ltda., controlada por empresas indianas, e a Petrogal Brasil S.A.,da portuguesa Galp Energia, continuarão cada uma com 20%.

O segundo bloco é referente à concessão BM-Pot-17, com participação de 80% da Petrobrás. A venda de metade da participação não tirará a posição de líder do consórcio, já que a Petrogal continuará contando apenas com 20% do empreendimento.

A Petrobrás comunicou que a venda visa uma redução de exposição a riscos, no caso de não encontrar ou encontrar uma quantidade pequena de óleo ou gás nos blocos. Ainda não se sabe se esses blocos serão comercialmente viáveis, nem mesmo se há de fato presença de hidrocarbonetos nessas áreas. A BP, por sua vez, justifica o negócio como parte da estratégia comercial de aumentar sua presença no Brasil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of