ARCELORMITTAL É A PRIMEIRA SIDERÚRGICA BRASILEIRA A OBTER A DECLARAÇÃO DE SEGURANÇA QUÍMICA DE SEUS PRODUTOS

ACOA ArcelorMittal, uma das líderes em aço no Brasil e no mundo, é a primeira produtora siderúrgica no país a obter a Declaração de Segurança Química de Produtos (HPD – Health Product Declaration). As HPDs são declarações que relatam o conteúdo químico de um produto e os relacionam aos potenciais riscos à saúde ocasionados pelos seus ingredientes. As noves HPDs, que foram publicadas, se referem a produtos voltados para a construção civil dos segmentos Longos e Planos da ArcelorMittal e também da Belgo Bekaert Arames (BBA). Os produtos que possuem declarações são: vergalhões (CA25, CA50 e CA50-S/AR e CA60), telas soldadas, treliças, Dramix, bobinas (laminadas a quente, laminadas a quente resistente à corrosão, laminadas a frio e revestidas por imersão a quente), arames recozidos, pregos e fios e cordoalhas para concreto protendido.

As soluções são produzidas nas plantas industriais da ArcelorMittal João Monlevade, Contagem, Juiz de Fora e Sabará (MG), Osasco, Piracicaba e São Paulo (SP),arcellor Tubarão (ES), Vega (SC), Barra Mansa e Resende (RJ), Três Lagoas (MS) e Feira de Santana (BA). Para Luis Augusto Pupin, Especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal,  “A nossa busca é constante por uma aplicação sustentável do aço no mundo. Além de maior transparência, as declarações são mais um importante passo para apoiar as construtoras na obtenção de certificações ambientais.” A entidade responsável por definir as regras de elaboração e publicação das declarações é a HPD Collaborative, organização não governamental comprometida com a melhoria contínua na fabricação de produtos.

adrianaAdriana Hansen, gerente da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), consultoria que deu suporte à produtora de aço na elaboração das declarações, disse que “Através das HPDs, os clientes da ArcelorMittal poderão atender a um maior número de créditos em uma das principais certificações ambientais para a construção civil, a certificação LEED. A ArcelorMittal já contribuía com mais créditos nas certificações ambientais, a partir da publicação de diversos documentos, entre eles  as DAPs Tipo III, liderando o movimento nacional de transparência de dados ambientais dos seus produtos.”

A ArcelorMittal conta com diversas certificações ambientais. Sendo, inclusive, pioneira no setor ao obter as Declarações Ambientais de Produto (DAPs) Tipo III, que reúnem informações sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos em aço. A empresa também foi a primeira produtora de aço a obter a certificação  ResponsibleSteelTM na América Latina, que atesta que o aço foi produzido de maneira responsável.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of