AS BACIAS DO NORTE E DO NORDESTE BRASILEIRO PODEM SER A NOVA GRANDE FRONTEIRA DO PETRÓLEO DO PAÍS | Petronotícias





AS BACIAS DO NORTE E DO NORDESTE BRASILEIRO PODEM SER A NOVA GRANDE FRONTEIRA DO PETRÓLEO DO PAÍS

MAPAAs bacias do Norte e do Nordeste brasileiro podem ser as novas grandes fronteiras do petróleo do país. A WesternGeco anunciou um novo projeto de “Reimaging” de 60 mil quilômetros de dados 2D em alta resolução na Margem Equatorial Brasileira, que abrange as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas e Ceará. O projeto aplicará tecnologias avançadas de imagem para definir melhor complexas estruturas na região, que é considerada uma das últimas oportunidades de exploração de novas fronteiras. Por isso, a importância de aplicar novas tecnologias para obter dados em alta definição e oferecer às empresas uma melhor avaliação do investimento durante a fase de exploração. As bacias sedimentares do Nordeste brasileiro apresentam formações geológicas semelhantes às encontradas na Guiana e no Suriname, onde, nos últimos, anos várias importantes descobertas de hidrocarbonetos foram realizadas, além de serem análogas às bacias da Margem Conjugada Africana.

fernandoA solução da WesternGeco permitirá que as empresas de energia obtenham uma melhor compreensão da complexa geologia da região, reduzindo incertezas de exploração nos 289 blocos disponibilizados pela ANP para a Oferta Permanente de Concessão (OPC). O fluxo de reprocessamento “Broadband” usa o que há de mais moderno em termos de algoritmos de processamento de dados sísmicos, incluindo, atenuação de ruído e de múltiplas, preservado de amplitude real, tomografia e campo de velocidade “pseudo-3D”, criando um modelo de velocidade consistente em toda a margem. A WesternGeco disponibilizará Migração Kirchhoff TTI em profundidade, incluindo (Gathers) empilhamentos parciais (Full, Near, Mid & Far) e campo de velocidade consistente.

De acordo com Fernando Alvarez (foto), gerente WesternGeco Exploration Data – Brasil, o projeto representa a confiança no potencial do Brasil para a exploração de novos campos: “Estamos muito animados, utilizamos os melhores algoritmos e especialistas de processamento da WesternGeco para fornecer uma solução o mais precisa possível na exploração de uma importante margem de fronteira”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of