ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CARVÃO MINERAL TAMBÉM REAGE AS INFORMAÇÕES SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA DA ABSOLAR

wwswswsQuem também reagiu a divulgação de informações controversas e imprecisas sobre a geração de energia, foi o Presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zacan, que fica na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. A reação foi a um comunicado informando  que um levantamento feito e divulgado pela  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR),  apontou que a potência instalada total da fonte solar fotovoltaica, somando as grandes usinas solares e pequenos sistemas em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos, já ultrapassa a soma das usinas termelétricas à carvão mineral e nucleares no Brasil.  Este comunicado diz que são 5.763,5 megawatts (MW) de potência da fonte solar, ante um total de 5.586,8 MW de termelétricas movidas a carvão mineral e nucleares. O Presidente da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, disse que  “Com isso, a potência total solar ultrapassa em quase 4% a destas termelétricas, baseadas em recursos não-renováveis” e com maiores impactos ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Fernando Zacan disse que “Creio que a afirmação da ABSOLAR,  não tem verdade completa. Quanto a capacidade instalada é verdade, é swswddwddwdmatemática. Quanto a produção de energia não é verdade pois eles geraram muito menos que as fontes térmicas, visto sua intermitência. As Fontes térmicas geram mais de 90 % do tempo disponível, enquanto as intermitentes operam quando tem vento e sol.  A característica de intermitência não pode ser alterada, pois é intrínseca destas fontes.  AS térmicas agregam inercia e segurança ao sistema sendo backup das intermitentes.”

 O Presidente da Associação de Carvão Mineral também lembrou que tem outro aspecto muito importante em momentos de baixa da economia,  como estamos vivendo. A térmica a carvão tem uma cadeia produtiva ligada, Mina de Carvão, Mina de Calcário, usina termelétrica, movimentação de transporte de produtos e subprodutos ( cinzas), uso na mistura do clinquer (cimento): “ Além disso, as térmicas, tem um enorme numero de equipamento, partes móveis, que demanda uma cadeia de suprimento de manutenção que envolvem milhares de empregos. Portanto a analise das fontes de energia deve ser feita a luz de uma matriz que discuta todos os números de emprego, renda, meio ambiente, swswswssegurança energética e custo sistêmico. Temos a  Ferrovia Tereza Cristina e tudo que está a sua volta. Não apenas pela tradição, pela história, mas pelo que ela representa economicamente.”

A preocupação dos produtores de carvão mineral com o meio ambiente é uma realidade em Criciúma, diz Zacan. Neste momento estão desenvolvendo projetos para captura de Carbono, assim como a indústria do cimento e a indústria do aço, que também gera CO2. Ele lembrou que cada matriz energética tem os seus problemas. E lembrou que estão fazendo uma pesquisa envolvendo a universidade para tirar terras raras dos rejeitos do carvão. A indústria da energia solar utiliza terras raras em seus painéis:  “ Entendemos que o Brasil tem uma abundância de fontes de fontes para gerar a energia necessária para o nosso desenvolvimento. Precisamos discutir isso de forma racional levando em consideração todos os aspectos da sustentabilidade conforme defenda a ONU nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of