ATAQUE COM EXPLOSIVOS ATINGE PROJETO DE GÁS NATURAL DA STATOIL NA ARGÉLIA

algeria_in_salah_gas_terminalUm ataque com explosivos atingiu na manhã desta sexta-feira (18) um projeto de produção de gás natural operado pela Statoil na Argélia. Ainda não há informações sobre feridos, mas já foi acionada a resposta emergencial da empresa para o ataque, que ocorreu às 6h no horário local. Os explosivos foram disparados à distância e atingiram um dos vários campos do empreendimento, que se chama In Salah e é operado em consórcio com a britânica BP e a argelina Sonatrach.

Em comunicado, a empresa norueguesa afirmou que já entrou em contato com três funcionários que estavam em segurança. O grupo de empresas, sediado em Hassi Messaoud, mobilizou uma resposta emergencial à ofensiva, que impactou diretamente o campo de Krechba. A região de In Salah, localizada no centro da Argélia, é o terceiro maior campo de gás do país, com capacidade de produzir até 9 bilhões de m³ por ano.

O histórico não é favorável à empresa no país. Em janeiro de 2013, o consórcio foi alvo de um ataque que matou 40 pessoas no campo de gás de In Amenas, próximo à fronteira argelina com a Líbia. À época, cinco funcionários da Statoil perderam suas vidas, o que rendeu críticas da petroleira à proteção militar do país.

Apesar do acontecimento nesta manhã, a empresa norueguesa apresenta hoje seus resultados de 2015, com foco nos índices de sustentabilidade e produção. Em comunicado, a companhia afirmou que sua produção somou 1,971 milhão de barris de óleo equivalente por dia no ano passado, em volume que representa crescimento de 2% na comparação com 2014. “Nossa eficiência produtiva aumentou de uma base já forte, nossos programas de melhoria estão mostrando progresso e devem continuar aprimorando o fluxo de caixa e o lucro”, afirmou o CEO da empresa, Eldar Saetre. “Nós estamos agora subindo de nível no nosso programa de eficiência e a Statoil está bem posicionada para capturar valores de uma retomada inesperada do mercado.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of