EPE ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA ZONEAMENTO NACIONAL DE RECURSOS DE ÓLEO E GÁS

bacia de camposCom foco no potencial de bacias produtivas, o Brasil já começa a planejar suas estratégias para a indústria de petróleo nos próximos anos. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) abriu consulta pública nesta semana sobre o Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás – 2015, que reúne estudos realizados em ciclo pela entidade com foco na avaliação das reservas nacionais. A medida busca obter colaborações para dar início à elaboração do planejamento energético do país, que vem sendo traçado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

A consulta deverá se estender até 14 de abril deste ano. O formulário para obtenção de sugestões já foi disponibilizado e abrange a participação de consultorias, órgãos ambientais, ONGs, instituções de pesquisa e ensino e entidades governamentais. De acordo com o MME, o conteúdo do zoneamento tem como principal objetivo “consolidar uma base de informações georreferenciadas que permita representar zonas geográficas, na forma de mapas, que explicitem a importância relativas das diversas áreas do país, no sentido de proporcionar contribuição do setor de petróleo e gás ao desenvolvimento econômico nacional”.

No mês passado, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) abriu consulta pública para a avaliação ambiental da Bacia do Solimões, em trabalho conjunto com o MME. As sugestões foram recebidas até o último dia 18 e avaliadas por um comitê formado pela ANP, Ministério do Meio Ambiente (MMA), EPE, MME, Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of