ATGÁS PASSA A REPRESENTAR O GRUPO GOM E SE TRANSFORMA NO MAIOR GRUPO BRASILEIRO DO SETOR DE GÁS

rogerio mansoA Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás) passou a representar, a partir deste mês, a GasOcidente do Mato Grosso (GOM), proprietária do trecho brasileiro do gasoduto Bolívia – Mato Grosso. Agora, a associação representa as cinco empresas que são responsáveis pela totalidade da malha de transporte nacional. A ATGás reúne companhias que detêm autorização para realizar atividades de transporte dutoviário de gás natural com o objetivo de promover a expansão do segmento no Brasil. Além da GOM, a ATGás representa a Transportadora Associada de Gás (TAG), a Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS), a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil (TBG) e a Transportadora Sulbrasileira de Gás (TSB). Juntas, as empresas transportam gás para 17 estados, responsáveis por mais de 80% do PIB industrial brasileiro.

As empresas Interligam aos mercados consumidores nacionais a produção de importantes bacias petrolíferas como as do pré-sal, da Bolívia e Argentina. Estão conectadas, também, a três terminais de gás natural liquefeito (GNL) através dos quais recebem e transportam gás natural de produtores de todos os continentes assegurando flexibilidade e confiabilidade ao atendimento da demanda do país.

Rogerio Manso (foto principal), Presidente Executivo da associação, disse: “A ATGás  atua no desenvolvimento de um ambiente regulatório que gere mario zanataestabilidade e garanta segurança jurídica para os projetos de transporte de gás natural, sempre em busca do progresso da indústria alinhado com os interesses de seus associados e com o interesse público.” Ele considera a proteção do meio ambiente e o avanço tecnológico  como  focos importantes de atuação do setor. Para o executivo, medidas como o aprimoramento da Lei do Gás podem facilitar o desenvolvimento e a expansão de todas as cadeias de gás no Brasil: “O segmento de transporte tem papel fundamental na abertura do mercado de gás natural no país. Ofertas conectadas através da infraestrutura do transporte reforçam a segurança do sistema e viabilizam a real competição no suprimento da molécula, principal elemento de custo na formação do preço final do gás ao swswswssmercado.”

Marcelo Zanatta Estevam (foto à direita), presidente da GOM, afirma que as termoelétricas são o consumidor-âncora do transporte de gás natural e o principal viabilizador do escoamento da molécula: .

As empresas associadas à ATGás detêm mais de 9.400 km de dutos, interligadas a 14 unidades produtoras de gás natural (UPGNs), suprindo 20 distribuidoras, através de 186 pontos de entrega, operando 32 estações de compressão (ecomps). Com um sistema integrado que apresenta flexibilidade, confiabilidade e capacidade de balanceamento, as associadas contam com grandes investidores nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of