GRANDES PETROLEIRAS QUEREM REDUZIR EMISSÕES EM UPSTREAM ATÉ 2025

plataformaA Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), grupo formado por grandes petroleiras para resposta da indústria de O&G à mudança global, anunciou hoje (15) uma nova meta de redução de emissões. O consórcio almeja diminuir de 20 kg a 21 kg de CO2 por cada barril de óleo equivalente comercializado nas operações de upstream até 2025.

O número alvo leva em conta uma linha de base coletiva de 23 CO2e/boe registrada em 2017. De acordo com o grupo, isso pode representar uma redução entre 36 e 52 milhões de toneladas de CO2e por ano nos próximos cinco anos. Esse volume é equivalente às emissões de CO2 geradas entre 4 e 6 bilhões de casas pelo uso de energia.

As ações das companhias da OGCI para alcançar essa redução incluem a melhora da eficiência energética, redução de emissões de metano, minimização do flaring, eletrificação das operações através do uso de eletricidade renovável onde for possível, co-geração de eletricidade e calor útil e aplicação da captura, utilização e armazenamento de carbono.

A Petrobrás, que ingressou no grupo em janeiro de 2018, lembrou que assumiu o compromisso de crescimento zero das emissões absolutas operacionais nos próximos anos. “Na última década, as ações relacionadas à intensidade de carbono nas atividades de exploração e produção propiciaram um aumento de cerca de 40% da produção de óleo e gás da Petrobras sem que fossem aumentadas as emissões absolutas nesta área”, afirmou, em comunicado.

Juntos estamos aumentando a velocidade, a escala e o impacto de nossas ações para fazer frente à mudança climática, enquanto o mundo aguarda um índice zero de emissões líquidas o quanto antes”, disseram os CEOs da companhias do grupo. A OCGI é formada por BP, Chevron, CNPC, Eni, Equinor, ExxonMobil, Occidental, Petrobras, Repsol, Saudi Aramco, Shell e Total.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] GRANDES PETROLEIRAS QUEREM REDUZIR EMISSÕES EM UPSTREAM ATÉ 2025 https://petronoticias.com.br/grandes-petroleiras-querem-reduzir-emissoes-em-upstream-ate-2025/ […]