AUMENTOS ABUSIVOS FAZEM AÇO BRASILEIRO TER ELEVAÇÃO DE ATÉ 80% EM APENAS SEIS MESES, COLOCANDO A ECONOMIA EM RISCO

Usiminas não justifica aumentos abusivos e foca no mercado internacional

Usiminas não justifica aumentos abusivos e foca no mercado internacional

A indústria brasileira que trabalha com aço está refém das maiores siderúrgicas que operam no Brasil e que atendem a este mercado: Usiminas, Arcellor Mittal, CSN e Gerdau. Juntas, desde o mês de abril, no auge da pandemia, quando as empresas já lutavam para sobreviver diante de dificuldades jamais vividas em tempos modernos no mundo, os aumentos passaram a ser sucessivos. Até setembro, a alta chegou a 40%, com promessa de mais 15% para o mês de outubro. Isso apenas nas siderúrgicas, porque nos distribuidores, esse aumento, em alguns casos, já atingiu a incrível marca de 80%. O aço se transformou no arroz das grandes indústrias.

Alexandre Barreto, Presidente do CADE: a espera de uma denúncia

Alexandre Barreto, Presidente do CADE: à espera de uma denúncia

Para algumas fontes, parece um boicote que está contando com a passividade de órgãos de controle, como o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Ele é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, componente do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, ao lado da Secretaria de Acompanhamento Econômico. Mas apesar de toda essa ligação pomposa, que levanta a bandeira da defesa da concorrência, veja como ele vê essas denúncias de abuso de poder que as maiores siderúrgicas do Brasil estão cometendo diante de uma inflação absolutamente controlada e baixa: “O Cade não realiza acompanhamento específico de preços. Cabe à autarquia apenas acompanhar o funcionamento do mercado de forma geral para prevenir, identificar e, eventualmente, punir práticas anticompetitivas. Informamos que, caso haja suspeita de eventual conduta abusiva, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia ao Cade. As denúncias devem ser realizadas por meio de formulário disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que se tornarão automaticamente um processo no sistema”. Parece o Palácio da Burocracia. Se o órgão não tinha conhecimento dessa prática que está acontecendo mercado desde abril, passou a ter. Mas se não houver uma denúncia formal, finge que não vê. É como se nunca tivesse existido o fato. Só vê com os olhos dos outros, abrindo mão de sua própria responsabilidade.

Arcellor- Explicação prometida e não cumprida

Arcellor- Explicação prometida e não cumprida

O Brasil só libera pequenas cotas para se importar o aço,   ajudando a regular os preços no mercado, exatamente para dar boas condições competitivas às siderúrgicas brasileiras. Mas o dólar está trazendo a diferença do preço do aço produzido aqui e o importado para perto de zero, devido a valorização cambial. As siderúrgicas, por sua vez, estão priorizando abastecer o mercado internacional em detrimento do mercado nacional. Se as empresas quiserem pagar o preço, que paguem. Não importa se as siderúrgicas nacionais peguem as empresas brasileiras pelo pescoço,  sacuda e as atire no chão.  Esta valendo tudo. Se quiserem comprar, é desse jeito. Se não quiserem, é do mesmo jeito. E passe a mão no toco.

Na pandemia, com a queda nas vendas nacionais e internacionais, alguns altos fornos foram desligados. Mas foram religados recentemente. A demanda pelas chapas de aço de setores como o petróleo e gás está aumentando, o que demonstra a retomada da economia, mas os preços dos serviços aumentam vertiginosamente, forçando uma alta na inflação. Esta é o que se pode  identificar como a inflação da ganância. Justo na hora do crescimento, depois da pandemia, da necessidade urgente de se retomar os empregos, as empresas enfrentam esta alta desenfreada de preços das siderúrgicas brasileiras, que praticamente eliminam o desejo dos empresários  voltarem à normalidade. Dessa vez, estão sendo  atingidos por um outro vírus letal: o “coronaaço”.

A imagem da CSN que revela as ações da companhia

A imagem da CSN revela as ações da companhia

O dólar alto, ao que se sabe, é o grande impulsionador da explosão dos preços. Mas tudo deve ter o limite do bom senso. A Usiminas, por exemplo, nem se importa com justificativas que sejam plausíveis para explicar suas ações no mercado.  Do alto de sua arrogância, responde: “A Usiminas não comenta a sua política de preços.”  E pronto e acabou-se. A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN – sequer responde aos questionamentos, em sua prepotência a certeza de que nada acontecerá. A Arcellor Mittal, prometeu resposta, mas não cumpriu. A Gerdau, respondeu dizendo que: “Não comenta detalhes de sua política comercial e informa que os ajustes aplicados nos últimos meses visam a manutenção das margens da empresa, seguindo os aumentos registrados nos custos com matérias-primas. A empresa reforça, ainda, que os preços atuais do aço no mercado doméstico voltaram aos mesmos patamares vistos em meados de 2019, reflexo da recuperação dos preços médios no mercado global de aço após um período de deterioração. A companhia vê um cenário para manutenção de margens no curto prazo. A Gerdau ressalta, ainda, que é um dos nove players da indústria do aço no Brasil”.

Gerdau diz que é reflexo da recuperação dos preços médios no mercado global de aço

Gerdau diz que é o reflexo da recuperação dos preços médios no mercado global de aço

A construção civil e os setores de energia eólica, automobilístico, equipamentos rodoviários, máquinas agrícolas, além de eletrodomésticos, também em recuperação, estão esbarrando nos altos preços do aço que impedem a retomada desses segmentos a pleno. Os estoques dos distribuidores terminaram julho em 828,2 mil toneladas, uma queda de 3,2% ante junho e volume suficiente para 2,4 meses de vendas. Historicamente, o nível dos estoques é baixo. O Brasil está vivendo este dilema. A indústria quer retomar as atividades, criar emprego e renda. Mas não consegue. Quando as fontes dizem que o movimento das siderúrgicas  parece boicote ao governo, pelo visto, parece mesmo.

11
Deixe seu comentário

avatar
8 Comment threads
3 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
José IlsonThaynancirilo rogerio donelliFernando Feliciano de LimaAri Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rinaldo Maciel de Freitas
Visitante
Rinaldo Maciel de Freitas

O caminho para levar ao CADE foi aberto por meio de uma ação criminal do instituto das siderúrgicas e será utilizado!

Roberto
Visitante
Roberto

Sempre atacando o governo, primeiro os alimentos
E agora o aço, quando vai acabar isso
Será que ainda não perceberam que,quanto mais
Batem no governo mais ele cresce. Brasil acima
De tudo e Deus acima de todos.

Lemos
Visitante
Lemos

G A D O

Jonas
Visitante
Jonas

Atos impatrioticos! O grande mestre da nação, que fala pela pátria, exige vassalagem e submissão! Se não for por bem, teremos tabelamento! Assim, cadeia aos descumpridores do tabelamento! Assim funcionará nossa grande nação capitalista.

trackback

[…] confirma que está quase certo um novo reajuste parte das siderúrgicas no mês de outubro. A previsão é de mais 15%. O entrevistado afirma ainda que agosto chegou ao fim com um estoque nas distribuidoras para mais 2 […]

Ari
Visitante
Ari

“Estão matando o ganso dos ovos de ouro”

Ari
Visitante
Ari

“Estão matando a galinha dos ovos de ouro”

Fernando Feliciano de Lima
Visitante
Fernando Feliciano de Lima

Todas essas mineradoras e siderúrgicas, devem ao Povo Brasileiro e muito . Pois foram construídas com dinheiro público , benécias governamentais e muita sonegação. Hoje , especulam , estorquem e sangram a própria Mãe Pátria Brasil , dona do minério , rica por natureza e com um povo muito melhor e inocente . Tem que serem extintas,todas as autarquias e representatividades sem acão , efeito ou motivo , que justifiquem a existencia . Temos que mudar de cima para baixo , dos grandes que monopolizam , concentram , através de acordos e negociatas de todo tipo, aniquilando a competitividade e… Read more »

cirilo rogerio donelli
Visitante
cirilo rogerio donelli

Quando o pais estava em crise e a Industria e distribuição, trabalharam com prejuízo ou única e exclusivamente para pagar os seus custos, não houve esta repercussão. o Aço no Brasil sempre acompanhou os preços internacionais, e em função da pandemia as usinas abafaram seus fornos e a distribuição diminuiu seus estoques, pois o futuro era incerto. com a demanda aumentada ainda não deu tempo de regularizar os estoques, o que deve acontecer nos primeiros dias de 2021. temos que ter calma, tudo vai para seu lugar.

José Ilson
Visitante
José Ilson

Duvido que os preços recue, se hoje produzirem a metade já fatura o mesmo que antes,imaginem quantos q estão faturando…

Thaynan
Visitante
Thaynan

Pelo Amor de Deus , porque esses preços ? Nossa classe que tá na luta todos os dias não vai dar conta mais , daqui uns dias ninguém consegue trabalhar com esses preços abusivos , agora quem pode ajudar nos nessa situação .?