ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI PROJETAM UM CARRO MOVIDO A HIDROGÊNIO

GTTTGTGAlunos de engenharia e ciência da computação do Centro Universitário FEI, com 79 anos de tradição,  projetaram o carro GF-01, movido a partir de hidrogênio. Eles vão participar  da  SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge. O desafio estudantil tem como objetivo transferir conhecimento e experiência para as universidades brasileiras sobre as tecnologias do hidrogênio, além de promover a parceria entre os estudantes e engenheiros experientes da indústria nacional e internacional. A equipe da FEI, composta por integrantes dos projetos estudantis que já conquistaram diversos prêmios nas competições SAE – terminou as etapas virtuais do desafio em terceiro lugar e receberá uma célula a combustível da Ballard para a construção do veículo. Para estas etapas, foram analisadas as especificações técnicas do veículo proposto e os projetos de sistemas do carro, bem como o design do veículo e um protocolo de aspectos gerais das equipes e de suas universidades.

Para João Vitor Garcia Ferreira, capitão da equipe, a possibilidade de trabalhar com essa tecnologia de célula a combustível em conjunto com a mobilidade, tem agregado muito para o seu conhecimento em diversas áreas. “Terminamos essa etapa com uma ótima qualificação e já estamos nos preparando para os próximos desafios.” Os preparativos para a etapa final da competição começarão assim que as oito equipes classificadas receberem suas células a combustível, pois assim poderão construir seus veículos e apresentá-los no evento BW Expo, programado para ocorrer em São Paulo, entre os dias 17 e 19 de novembro. Para Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI e orientador, da equipe,  é emocionante ver o desempenho dos alunos: “Mesmo com o isolamento social, os estudantes estão se dedicando muito e criando um trabalho espetacular”.

Gerhard Ett, professor de Engenharia Química e co-orientador do projeto, acredita que os ganhos com a participação e boa colocação em projetos como este são impressionantes: “É excelente ver os alunos se desenvolvendo acerca de temas relacionados às megatendências mundiais. Trabalhando na simulação, nos softwares e nas coordenações de equipes, reforça ainda mais a atenção que a FEI dá para o futuro da sociedade.“, comenta. E o incentivo dos orientadores também é apreciado pela equipe. Em homenagem aos professores, os alunos batizaram o veículo com as iniciais da dupla: GF-01. “É uma forma de agradecer por todo o apoio que eles nos dão, em aula ou em competições como essa“, explica João.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of