AUTORIZADA A OBRA DO GASODUTO QUE INTERLIGARÁ A MALHA DA TAG AO TERMINAL DE GNL DA ENEVA, EM SERGIPE

f2b8552f558d8622567014c2ad78f421Um novo empreendimento importante para o estado de Sergipe. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou nesta semana a construção da primeira fase do chamado Gasoduto Terminal Sergipe, que interligará o Terminal de Regaseificação Nanook, da Eneva, à malha da Transportadora Associada de Gás (TAG). A autorização dada à TAG para iniciar a obra foi publicada hoje (12) no Diário Oficial da União. A Fase 1 do projeto contempla, ainda, a construção de uma área de scraper junto ao Gasoduto Catu-Pilar (trecho Catu-Carmópolis) e do Ponto de Recebimento Terminal Sergipe, adjacente ao Terminal. A empresa que conduzirá as obras é a Spiecapag Intech Engenharia.

O gasoduto de interligação terá 25 quilômetros de extensão, perpassando os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. A previsão é que a nova linha entre operação comercial até abril de 2024. O empreendimento permitirá a transferência de custódia no sentido do Terminal de Regaseificação Nanook para a rede de transporte da TAG.

TERMINAL-GNL-min

Terminal de Regaseificação Nanook

O Terminal Nanook tem capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³ por dia. A Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, também da Eneva, consome 6 milhões de m³ por dia quando despachada. O excedente de gás será escoado pelo novo gasoduto.  De acordo com o governo de Sergipe, o gasoduto de conexão terá capacidade de 14 milhões de m³ por dia e será uma importante porta de entrada do GNL importado para atender à região Nordeste.

Em fevereiro, foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) o incentivo fiscal para aquisição dos tubos utilizados na obra. “Tal incentivo reduzirá os custos na aquisição do material e, consequentemente, o valor do investimento para a construção do gasoduto, resultando em uma tarifa de transporte mais competitiva, favorecendo a atração de operações para o terminal de GNL da Eneva”, disse o governo estadual, em nota.

Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro, que serão recebidos no canteiro de obras, localizado no município de Barra dos Coqueiros.

5
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
AlcemirMarcelo FlemingAdailton AndradeRalfo Penteado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Com um campo pressal gigante de gás aí abaixo do mar de Sergipe desde 2010 ou antes, será permitida a importação. País de bananas.

Adailton Andrade
Visitante
Adailton Andrade

Contudo, espero que novas gerações de empregos surjam em nosso estado!

Marcelo Fleming
Visitante
Marcelo Fleming

Se não roubar da pra fazer até mais. Por exemplo; Juruá Porto Velho Manaus

Marcelo Fleming
Visitante
Marcelo Fleming

Pois é se não roubar, propina, superfaturamento, da pra fazer até mais, Por exemplo, Juruá Porto Velho Manaus

Alcemir
Visitante
Alcemir

Bom dia alguem poderia me fornecer o contato da empresa que faz a compra eucaliptos para estivas