AZERBAIJÃO CHAMA DE ATO TERRORISTA ATAQUE DA ARMÊNIA AOS SEUS GASODUTOS E OLEODUTOS QUE ABASTECEM A EUROPA

SWSSWO presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse  que a Armênia está tentando atacar oleodutos e gasodutos no Azerbaijão e que o resultado será severo se os armênios tentarem controlá-los.  Na semana passada, as forças armênias lançaram um ataque com míssil ao oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan (BTC) na cidade de Yevlakh. O oleoduto BTC transporta o petróleo bruto leve do Azerbaijão, – principalmente do campo Azeri-Chirag-Gunashli.  através da Geórgia até o porto mediterrâneo de Ceyhan, na Turquia, para exportação por meio de navios petroleiros.

O Azerbaijão descreveu o ataque como um “ato terrorista” e destacou o importante papel do gasoduto na segurança energética da Europa. A instabilidade nesta região tem o potencial de afetar diretamente o oleoduto de petróleo bruto BTC, o oleoduto de gás natural do sul e a ferrovia Baku-Tbilisi-Kars. Aliyev também disse que a Turquia deve participar das negociações na região ocupada pela Armênia de Nagorno-Karabakh e que o conflito não pode ser resolvido SWSWSSsem o envolvimento de Ancara. Ele disse  que o Azerbaijão tem jatos F-16 turcos, mas que eles não estavam sendo usados no conflito de Nagorno-Karabakh entre as forças do Azerbaijão e da Armênia.

Os  combates são intensos nas últimas semanas e já custaram a vida de 600 pessoas, incluindo civis. A região é considerada pelas Nações Unidas e pelo direito internacional como parte do Azerbaijão, que já  libertou mais de 20 aldeias em Nagorno-Karabakh desde o início dos confrontos entre as forças armênias e azerbaijanas no final de setembro. Os confrontos começaram em 27 de setembro, quando as forças armênias alvejaram assentamentos civis azerbaijanos e posições militares na região, causando vítimas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of