B3 PASSA A NEGOCIAR CRÉDITOS DE DESCARBONIZAÇÃO A PARTIR DE HOJE

b3A partir de hoje (27), a bolsa de valores B3, em São Paulo, passa a comercializar os chamados Créditos de Descarbonização (CBIOs). Esses créditos serão usados pelas distribuidoras de combustíveis para atender às metas de descarbonização do Programa RenovaBio. Eles serão negociados em ambiente de balcão, levados a registro na B3 e terão seu preço definido pelo livre mercado de acordo com oferta e procura.

Um CBIO equivale à emissão de 1 tonelada de gás carbônico evitada. A expectativa é que a medida ajude a reduzir a intensidade de carbono da matriz de transportes do país a partir do aumento da participação de combustíveis renováveis e da compensação da emissão de CO2 gerada pelos fósseis com a comercialização dos CBios.

Para um produtor de biocombustíveis ganhar a certificação do RenovaBio, precisa  fazer um levantamento de quanto CO2 emite em todo processo produtivo. Depois, uma firma inspetora credenciada junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP) checa esse levantamento. Após a conclusão da certificação pela ANP, a empresa produtora precisa firmar contrato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para enviar suas notas fiscais de venda de etanol carburante e obter o direito de emissão de CBio para o volume comercializado.

Este é o primeiro mercado de títulos verdes, algo inédito. Fica evidente o esforço de todos agentes que trabalharam de forma alinhada para todo processo ficar pronto em tempo”, comemorou o presidente da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of