BACIA DE CAMPOS GANHARÁ PLANO DE RESPOSTA A INCIDENTES AMBIENTAIS

maxresdefaultmaxresdefaultO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniu com as empresas operadoras da bacia de Campos para definir os passos iniciais para a elaboração do Plano de Área da região. Esta será a primeira vez que uma bacia no offshore brasileiro terá o desenvolvimento desse conjunto de ações.

As companhias terão até um ano para criar o plano. O objetivo da medida é melhorar o tempo de resposta a incidentes como, por exemplo, a poluição do mar por óleo. “Com o plano de área, a resposta aos derramamentos de óleo no mar será mais rápida e eficiente, minimizando os impactos ambientais de um incidente de poluição”, disse a coordenadora-geral de Emergências Ambientais do Ibama, Fernanda Pirillo (foto). Além disso, ela destacou que o plano deverá também prever o combate às manchas de origem desconhecida.

Segundo o secretário-executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Antônio Guimarães, a ideia é que o plano de área seja a continuação da parceria entre as empresas e o Ibama por meio do Acordo de Cooperação Técnica. A escolha da Bacia de Campos para ser a primeira do offshore a receber o plano foi em virtude da região ser a principal produtora de petróleo no país, com 60% de toda a produção nacional do insumo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of