TUBOS FLEXÍVEIS DA BAKER HUGHES RECEBEM CERTIFICAÇÃO ESPECIAL E GARANTIA PARA SEREM USADOS NO PRÉ-SAL BRASILEIRO

swswswsA Baker Hughes está comemorando a certificação recebida da Lloyd’s Register, organismo de inspeção, verificação e garantia, validando o programa e os resultados de testes de tubos flexíveis da empresa. Isto segue uma extensa campanha de testes de três anos pela Baker Hughes – apresentando mais de 120 configurações de teste, metodologias e caracterizações, incluindo dissecação de tubos recuperados de operações de campo – e marca um passo em direção a uma solução de tubo flexível viável para os campos offshore. A empresa atingiu um marco tecnológico ao ser pioneira em uma solução para superar as tendências de corrosão por tensão (SCC) de dutos flexíveis em campos de alto teor de CO2, como os encontrados nos empreendimentos do pré-sal no Brasil.

A certificação verifica que além da vida útil do equipamento padrão de 25-30 anos, a Baker Hughes pode estender a vida útil contratada dos tubos flexíveis em pelo menos 50%, com potencial de 2,5x a extensão da vida útil. Em 2017, a Agência Nacional do Petróleo emitiu um alerta de modo de falha quando identificou, pela primeira vez,  tubos flexíveis usados em campos de alta pressão e alto teor de CO2,  que causaram rompimento nos fios de blindagem deSCC tração em uma instalação de tubo flexível,  com potenciais impactos ambientais e perdas de produção. O programa da Baker Hughes oferece um caminho a seguir para o crescimento de tubos flexíveis para atender aos requisitos regulamentares e de segurança na indústria de petróleo e gás.

Domenico Di Giambattista, vice-presidente de sistemas de tubos flexíveis da Baker Hughes, disse que  “Como indústria de energia, devemos compartilhar constantemente as lições aprendidas para garantir operações seguras, confiáveis e ambientalmente corretas. A Baker Hughes aplicou sua experiência em tecnologia para ser pioneira em uma solução para resolver esse desafio. Embora o fenômeno SCC-CO2 não tenha sido algo que experimentamos com nossos tubos flexíveis, ele ameaçou a viabilidade de certos campos offshore que exigem o desenvolvimento de tubos flexíveis. Esta certificação é um passo importante à medida que investimos no crescimento para implantar sistemas de tubos flexíveis em ambientes offshore difíceis. ”

A solução encontrada confirma que a combinação de materiais avançados e processos de fabricação de última geração produz um tubo flexível que pode resistir às condições operacionais mais severas, mantendo vantagens, incluindo flexibilidade no layout de campo, configuração simplificada de varanda FPSO e tempo reduzido para primeiro óleo. No futuro, todos os tubos flexíveis instalados pela Baker Hughes no Brasil serão cobertos pelo programa e oferecerão aos operadores uma vida operacional estendida antes da substituição. Além disso, permite que a empresa avalie e preveja a integridade de tubos flexíveis em operação por vários anos.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Douglas Klein Lopes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Douglas Klein Lopes
Visitante
Douglas Klein Lopes

Realmente um grande passo para indústria de óleo e gás, Pré-Sal irá exigir muito mais das empresas fabricantes de tubos flexíveis, quem ganha com isso é o Brasil!!! Parabéns para Baker por sair na frente.