BATERIAS ANTI-FOGUETES ISRAELENSES EVITAM QUE A PLATAFORMA DE GÁS DE TAMAR FOSSE ATINGIDA POR DISPAROS DO HAMAS

cxcxO grupo terrorista palestino Hamas, que governa a faixa de Gaza, tentou atingir com foguetes a plataforma de gás de  Tamar,  em Israel. Nenhum projétil chegou perto de atingir a unidade. Todos foram destruídos  pelo sistema de baterias IDF Iron Dome, que protege a plataforma. Durante o fim de semana, o Hamas disparou dezenas de foguetes contra a plataforma israelense, que ficou sem combustível e temporariamente desligada no início dos combates. Como os foguetes produzidos na Faixa de Gaza não são munições guiadas com precisão, é altamente improvável que seja possível atingir a plataforma, um alvo extremamente pequeno para ser atingido da costa. Veículos aéreos não tripulados carregando explosivos, como os abatidos por um caça a jato F-16 sobre o mar na semana passada, poderiam atingir a plataforma com mais eficácia, exigindo consideráveis defesas aéreas da Marinha israelense. No geral, a Marinha evitou com sucesso todas as tentativas do Hamas de usar suas capacidades navais contra alvos israelenses no mar e em terra. O IDF também destruiu a maior parte da infraestrutura naval e armamento do grupo terrorista na semana passada, incluindo uma série de submarinos autônomos que o Hamas desenvolveu nos últimos anos, cada um capaz de transportar 30 quilos de explosivos e guiado por GPS, embora os militares acreditem que várias outras armas ainda podem estar em posse do Hamas.

O chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento naval e submarino do Hamas também foi morto em um ataque israelense. O Major-General EliWSWSWS Sharvit (foto), chefe da Marinha Israelense, disse que  “A coisa mais significativa, como em todas as IDF, é terminar com  as capacidades do inimigo e estabelecer uma defesa forte. Portanto, atacamos bases, navios, depósitos de armas, infraestrutura e operativos. Agimos para que as armas navais da Jihad Islâmica Palestina e do Hamas ficassem fora de ação.” Na quarta-feira, a gigante energética dos Estados Unidos  Chevron, anunciou que estava fechando as operações em Tamar a pedido de Israel, já que o Hamas disse que tinha como alvo o campo de gás natural. O Ministério da Energia negou qualquer conexão entre o fechamento e a declaração do Hamas. O gabinete do ministro da Energia, Yuval Steinitz, disse que ele deu a ordem para interromper as operações como uma “precaução extra”.

bbSeu escritório também disse que “várias medidas foram tomadas para garantir a continuação do fornecimento de gás para usinas de energia para fábricas industriais em todo o país e não é esperado que haja qualquer interrupção no fornecimento de energia em Israel”. Apesar de Tamar estar fechada, uma porta-voz da Chevron disse que as operações continuavam no maior campo de gás Leviathan, na costa norte de Israel. Tamar fica a 23 quilômetros da costa de Ashkelon, uma cidade ao sul que foi atingida pelo contínuo lançamento de foguetes. Israel já havia fechado o Tamar durante combates entre militares e terroristas palestinos em Gaza. Quando Steinitz ordenou que as operações parassem ali em maio de 2019, Tamar era a única fonte de gás natural em operação, já que a Leviathan ainda não havia começado a bombear gás, fazendo com que as usinas usassem outros combustíveis para atender às demandas de eletricidade. A Chevron, com sede na Califórnia, possui 39 %  das ações da Tamar por meio da aquisição da Noble Energy.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of