BENTO ALBUQUERQUE E SILVA E LUNA VÃO À CÂMARA PARA DEBATER VENDA DA RLAM E PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS

silva-e-lunaA Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados convidaram o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o  novo presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna (foto), para um debate sobre os desinvestimentos da estatal e a venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), localizada na Bahia. O encontro também deve ser marcado sobre discussões a respeito da política de preços de derivados no Brasil, que tem sido alvo de críticas de consumidores, membros da indústrias e até mesmo do presidente Jair Bolsonaro.

Durante a reunião da Comissão, o deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS) disse que Silva e Luna já teria sugerido a data de 26 de maio para ir ao Congresso e debater essas questões com os parlamentares. A reunião com o ministro Bento Albuquerque aconteceria logo após, ainda sem uma data oficialmente definida.

Para lembrar, a RLAM foi vendida para o Fundo Mubadala por R$ 1,65 bilhão – montante 45% abaixo do valor de mercado definido pela própria Petrobrás (US$ 3,04 bilhões). O valor foi alvo de diversas críticas por entidades ligadas ao setor, a exemplo da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Instituições financeiras como o BTG Pactual e XP Investimentos também apontaram que o montante acordado está abaixo do esperado. No início do mês, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Rodrigues, chegou a acionar as áreas técnicas da corte para que avaliem a possibilidade de suspender a negociação da planta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of