EXEMPLO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA VOTORANTIM NO SERTÃO DE PERNAMBUCO É UMA REFERÊNCIA BRASILEIRA

romulo-vieiraA Serra do Araripe, no sertão de Pernambuco, tem tudo para virar uma referência para o setor de energia renovável. Em um raio de 200 km, a região concentra 1.800 empreendimentos em operação, construção ou licenciamento, entre usinas de geração eólica e solar e fornecedores. Araripina, município com mais de 84 mil habitantes, é a cidade escolhida pela maior parte dos funcionários das empresas de energia verde, migrantes de outras partes do país, segundo o mapeamento, realizado pela Votorantim Energia. A população sertaneja, a partir de agora, conta com um curso técnico que vai formar trabalhadores entre os jovens locais. O curso Profissionalizante Sistemas de Energia Renovável iniciou as aulas em fevereiro, na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, com 90 alunos a partir de 14 anos. É resultado de uma parceria da Votorantim Energia com o Itaú Educação e Trabalho e o Governo do Estado de Pernambuco, a partir do levantamento que a companhia fez sobre o setor na região.

Rômulo Vieira, gerente geral corporativo da Votorantim Energia, disse que  “Nossa intenção é preparar esses jovens para a inserção no mercado de energia limpa e renovável, uma vez que a região é uma das melhores, no mundo, para as produções eólica e solar, e está em franca expansão. Eles poderão trabalhar não apenas na Votorantim Energia, mas em várias outras empresas da cadeia.” A grade curricular,swssssws preparada voluntariamente por profissionais da Votorantim Energia, apresenta alta carga técnica, ensino prático nas unidades da companhia em Pernambuco e no Piauí, e conteúdo humano, preparando os alunos para o perfil de profissional que a nova economia demanda.

Além do envolvimento direto no desenho do currículo do curso de Sistemas de Energia Renovável, a Votorantim Energia revisou outros quatro programas – administração, logística, saúde e segurança, e desenvolvimento de sistemas-, que vão impactar diretamente no ambiente socioeconômico do sertão. “Os profissionais desses cursos todos podem não só atuar em energia renovável, mas também dinamizar as cadeias tradicionais locais, como a do gesso, da mandioca e de caprinos”, destaca Vieira.  A educação profissionalizante apresenta indicadores que medem a aceleração do desenvolvimento educacional, assim como já reverbera na alta do IDH de cada município. A Votorantim Energia está na região com dois complexos eólicos no Piauí e em Pernambuco, área em que constrói mais dois complexos, previstos para entrar em operação em 2022.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of