BENTO ALBUQUERQUE FARÁ PRONUNCIAMENTO HOJE EM REDE NACIONAL SOBRE SITUAÇÃO ENERGÉTICA DO BRASIL
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fará hoje (28) um pronunciamento à nação em rede nacional de TV e rádio a partir das 20h. A assessoria da pasta não confirmou o assunto que será abordado na transmissão, mas a expectativa é que Albuquerque fale sobre a situação do fornecimento de energia no país. Em declarações recentes, o ministro tem negado a possibilidade de racionamento de energia e deve voltar a reafirmar isso no pronunciamento dessa segunda-feira.
A fala de Albuquerque deve durar cerca de quatro minutos e passará uma mensagem pública à população de que há segurança energética, apesar do momento desafiador. De acordo com os últimos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estão com 29,4% de capacidade. Esses reservatórios respondem por 70% da energia armazenada no Brasil.
Como noticiamos na última semana, Albuquerque participou de uma audiência pública virtual na Câmara. Aos deputados, ele disse que não trabalha com a hipótese de racionamento de energia elétrica no Brasil. O líder da pasta mencionou ainda que o governo preparou um plano com cerca de 40 ações, visando a segurança e à continuidade do suprimento de energia elétrica para 2021 e 2022.
Ainda durante a audiência, o ministro ressaltou que se o período úmido de 2021 for parecido com o do ano passado e nenhuma medida for tomada, o país ficará em uma condição mais desconfortável, com níveis de reservatórios abaixo de 20% de capacidade. “Por isso adotamos medidas para que não percamos controle do sistema, não tenhamos risco de interrupção no fornecimento de energia nos horários de pico de demanda”, explicou.
Deixe seu comentário